segunda-feira, 22 de março de 2010

GAAM participa do lançamento da campanha Salve a Água Potável de Natal

Guardas do Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) da Guarda Municipal do Natal (GMN) estiveram durante toda a manhã dessa segunda-feira (22) no auditório da Procuradoria Geral de Justiça participando do lançamento da campanha Dia Mundial da Água, Salve a Água Potável de Natal. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) e busca reunir forças nos vários setores da sociedade a fim de conscientizar as autoridades públicas sobre a ameaça a qualidade da água distribuída na capital.

A palestra de apresentação da Campanha foi dirigida pela promotora de defesa do meio ambiente, Gilka da Mata, que dimensionou a gravidade do problema que vem atingido toda a cidade. Ela apontou que a região da Zona de Proteção Ambiental do San Vale possui sete poços de abastecimento da Caern, que se encontram ameaçados de serem contaminados por nitrato de prata e coliformes fecais. Os índices de contaminação nesse local ainda se encontram com níveis dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (abaixo de 10 mg/l).

“É preciso que os poderes públicos, estadual e municipal, priorizem a instalação de um sistema de esgotamento sanitário para a área de ocupação do San Vale, Parque das Colinas e adjacências”, alertou a promotora.

O MP disponibilizou no seu portal na internet um sistema de abaixo assinado online (www.mp.rn.gov.br/aguapotavel). A intenção é fazer com que a população assine e venha pressionar as autoridades públicas para a urgência do tema.

O guardas ambientais da GMN informaram que o assunto veio a favor dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupamento Ambiental e que novas informações foram coletadas objetivando ampliam o raio de ciência dos guardas, além de agilizar e promover maior eficácia nas ações desempenhadas pelo Gaam.

“São informações sérias sobre a qualidade da água consumida pela população e isso requer agentes multiplicadores que venham conscientizar e mobilizar a sociedade para o problema”, concluiu o guarda Mário Tácito.

Participaram da palestra policiais militares do Pelotão Ambiental, representantes de ONG’s, políticos e autoridades pedagógicas relacionadas à temática.


Texto: Assecom GMN
Contato: assecomgmn@hotmail.com



Nenhum comentário: