domingo, 21 de março de 2010

Guarda Municipal do Natal zela pela paz pública no início do projeto Pedal Livre



A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), através da Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou durante toda a manhã desse domingo (21) fornecendo segurança, apoio e proteção às dezenas de cidadãos participantes do programa Pedal Livre, inserido pela Prefeitura do Natal na zona Norte da cidade. O Projeto trata-se de uma ação conjunta das diversas secretarias municipais com o objetivo de incentivar a prática cotidiana do ciclismo na população. O ato foi implantado inicialmente na Avenida Itapetinga e deve ser levado para outras regiões da cidade.


O Comando Geral da GMN disponibilizou apoio tático de três viaturas pertencentes aos grupamentos de Ação Ambiental (Gaam) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Foi efetivada uma ação de patrulhamento sistemático infiltrado estrategicamente ao longo da ciclovia, aonde guardas municipais conduzindo bicicletas atuaram em contato direto com os ciclistas participantes. A operação contou ainda com rondas a pé, que possibilitaram a interação dos guardas com a comunidade, no tocante a orientação e informação concedida aos populares.


De acordo com o chefe de ação da Romu responsável pelo comando da Equipe Tática de Ciclismo, Isaac Nascimento, durante todo o desenrolar do evento foram registradas apenas três ocorrências sem nenhuma gravidade. Duas delas estavam relacionadas com tumultos realizados por alguns jovens, que foram abordados, orientados e liberados em seguida. A terceira foi uma prestação de socorro a um ciclista, que foi amparado pelos guardas do Grupamento de Ação Ambiental da GMN.


“Trabalhamos de forma inteligente para que todo o percurso recebesse patrulhamento assíduo. O que podemos constatar é o sucesso da missão, onde todo o evento se deu dentro da paz e respeito mútuo dos cidadãos”, comemorou o chefe de grupamento.


O trabalho ordenado empreendido pela Guarda Municipal foi parabenizado pessoalmente pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que fez questão de cumprimentar um a um os guardas envolvidos na missão. Ela apontou ainda para a confecção de um novo fardamento para ser usado pelo grupamento de ciclismo já na próxima edição do Projeto, domingo (28).


O evento contou com a presença do secretário da Semdes, Sérgio Leócadio, do comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, do subcomandante de Instrução e Material, Franklin Paulino, além dos responsáveis pelas secretarias municipais envolvidas no Projeto e um número aproximado de 3 mil pessoas.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com



Nenhum comentário: