sexta-feira, 26 de março de 2010

Semdes vai qualificar a Guarda Municipal de acordo com matriz curricular da Senasp


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) inicia na próxima semana mais uma etapa do processo de modernização e qualificação profissional de todo o efetivo funcional da Guarda Municipal. A medida busca adequar a corporação dentro da moderna matriz curricular proposta pela Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), que apresenta um cronograma técnico exclusivo para as guardas municipais do país.

O planejamento da ação foi discutido na última quarta-feira (24), em reunião acontecida na sede da Polícia Federal, onde a prefeita Micarla de Sousa, o secretário municipal de segurança pública, Sérgio Leocádio, e o comandante geral da Guarda Municipal do Natal, Edivan Bezerra Costa, foram recebidos pelo delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Elton de Souza Zanatta, que é o superintendente em exercício da PF no Rio Grande do Norte.


Na oportunidade foram firmadas parcerias entre a Prefeitura e a Polícia Federal no tocante à qualificação dos guardas. A PF se propôs a ceder seu stand de artilharia, como também instrutor técnico de tiro para desenvolver um trabalho de qualificação profissional assíduo com todos os guardas municipais de Natal.


A corporação deve ainda receber instrução em diversas disciplinas voltadas para as temáticas de cidadania, ética, direitos humanos e técnicas especializadas na ação de segurança pública, além de contar com toda uma atenção psicológica desenvolvida por especialistas credenciados pela PF.


De acordo com o secretário de Segurança Pública do Natal, Sérgio Leocádio, essas medidas vão melhorar a formação da Guarda Municipal, que passará a contar com homens mais treinados e aptos a servir a sociedade com maior eficiência e qualidade técnica.


“Vamos capacitar nossos guardas dentro dos padrões modernos de segurança pública praticados no país. Deixaremos a Guarda do Natal fortalecida e preparada tecnicamente para receber eventos da magnitude de uma Copa do Mundo”, exemplificou o secretário. Ele adiantou que também vai procurar o Comando da Polícia Militar para firmar parcerias.


O comandante geral da Guarda Municipal do Natal, Edivan Bezerra Costa, relatou que a operação pode causar um pequeno transtorno ao serviço, já que a medida busca também regulamentar todo o arsenal bélico da corporação, que deve ser recolhido até a plena conclusão da capacitação.


“Precisamos adquirir novos armamentos e munição e para isso precisamos estar devidamente regulamentados. Essa iniciativa coloca a Guarda apta a desenvolver plenamente sua prerrogativa constitucional. Depois de 18 anos de existência da corporação, a prefeita Micarla de Sousa, adota medidas categóricas para a modernização de nossa Guarda”, comunicou o comandante.

O comando geral da guarda de Natal solicitou ainda o apoio e participação sistemática de todos os guardas municipais na consolidação dessa iniciativa, que vem primar pela melhoria técnica da Instituição, na medida em que regulamenta toda a situação funcional e fornece a todo o efetivo o direito pleno de exercer todas as prerrogativas constitucionais delegada ao agente Guarda Municipal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com



Nenhum comentário: