sexta-feira, 9 de abril de 2010

Semdes vai realizar campanha educativa de combate ao abuso e a exploração sexual


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) promoveu uma reunião no auditório da Câmara Municipal do Natal (CMN) para planejar o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu em decorrência da audiência promovida pela vereadora Júlia Arruda, no dia 23 de março, sobre as ações preventivas contra o sexo-turismo e a exploração sexual infanto-juvenil como parte dos preparativos para a copa do mundo de 2014.

A Semdes pretende organizar um plano de ação no dia 18 de maio em alusão ao Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A proposta de ação sugere que no dia 16 de maio aconteça uma caminhada na orla de Ponta Negra com a participação de crianças, adolescentes, famílias, organizações, dando visibilidade à causa. Para o dia 17 de maio a Semdes indica a organização de um fórum para a constituição do programa Rede de parceiros no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O dia 18 deve ser marcado pela mobilização em shoppings da cidade onde serão montados stands para distribuição de folders e adesivos, além de informar a população sobre o tema.


De acordo com a Semdes ainda existe uma grande desinformação por parte da população natalense sobre como e onde devem ser feitas denuncias de abuso sexual. A proposta é criar uma rede municipal de parceiros para que seja implementada uma política social articulada nos aspectos de concepção e execução de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A idéia é criar um calendário anual de ações a serem desenvolvidas.


A reunião contou com a participação da vereadora Júlia Arruda (PSB), representantes da sociedade civil, ONGs e organismos públicos. A vereadora Júlia adiantou que no dia 18 de maio está agendada uma audiência pública na Câmara em alusão à data. A vereadora informou que existe um Projeto de Lei que recomenda a utilização de cartazes informativos sobre o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes nos ônibus da cidade. “Vou solicitar a celeridade da tramitação deste projeto para que seja votado antes do dia 18 de maio”, declara.

Fonte: Assecom CMN.


Nenhum comentário: