quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comandante Geral da GMN participa de reunião no Departamento de Polícia Federal

O comandante geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou na manhã dessa quarta-feira (12) de uma reunião no Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte (DPF-RN) com os delegados Elton de Souza Zanatta e Ohara Fernandes. O encontro teve como objetivo tratar do processo de regularização do porte de arma institucional da GMN.

Na oportunidade o comandante Edivan Bezerra apresentou um relatório juridicamente fundamentado, amparando a proposta da não necessidade de toda a corporação ter que ser submetida ao curso de capacitação de 515 horas proposto pela PF. O documento relata jurisprudência em outras guardas municipais espalhadas pelo país, que adequaram seus efetivos dentro da lei em vigor na época, submetendo ao curso completo apenas o corpo funcional nomeado após o Estatuto do Desarmamento, que é do ano de 2003.


A proposta apresentada pelo comando da GMN sugere que das sete turmas de guardas municipais que compõem a corporação, apenas a sétima turma realizaria o curso completo, já que foi a única nomeada após o ano de 2003. Os demais grupos seriam assim distribuídos em números de horas aula: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª turmas 80 horas, sendo prioridade o treinamento de tiro prático; 5ª e 6ª turmas 200 horas divididas entre teoria e prática.


“O plano foi bem aceito pelos delegados da Polícia Federal, já que mostramos uma proposta juridicamente balizada. Agora o documento vai ser enviado a Superintendência da PF em Brasília para ser concedida a autorização e iniciarmos a capacitação”, informou o comandante.


Todo o processo de capacitação técnica do corpo funcional da GMN vai ser ministrado pelos instrutores da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, para isso a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem trabalhando na elaboração do convênio entre as duas instituições.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com


2 comentários:

Unknown disse...

A Assessoria de Imprensa da GM está de parabéns pelo trabalho que vem sendo realizado. Não tenho dúvidas de que as informações fornecidas por este blog estão ajudando -e muito- a divulgar a importância da nossa instituição, tanto para o grande público, como também para os próprios GM's.

Guarda Municipal do Natal disse...

Agradecemos o incentivo e contamos sempre com todos os GM's para fazer de nossa Guarda uma instituição cada vez melhor.

GM 7044 Gladson