terça-feira, 29 de junho de 2010

Comando GMN apresenta medidas administrativas aos agentes do Gaam e Romu



O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou na manhã dessa segunda-feira (28) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) uma reunião com os agentes dos grupamentos de Ação Ambiental (Gaam) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A pauta apresentada tratou dos temas: O Município no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Criação do Centro de Formação de Guardas, Capacitação Técnica do Grupamento Operacional e Imagem da Guarda Municipal.

O primeiro assunto exposto abordou os informes sobre o seminário O Município no Sistema Único de Segurança Pública organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que aconteceu em meados de junho na cidade do Recife-PE. O tema foi apresentado pelo subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte, que traçou um panorama atual das guardas municipais espalhadas pelo país, abordando informações relacionadas ao efetivo, uso de arma de fogo, condições estruturais e atuação legal dessas instituições.

“É importante sabermos a situação nacional das guardas municipais e dos seus anseios enquanto instituições públicas voltadas para a promoção da segurança social”, alertou o subcomandante Duarte.

O segundo ponto tratado foi à criação e funcionamento do Centro de Formação de Guardas Municipais (CFGM). O quesito foi debatido pelo comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, que afirmou possuir um projeto técnico esquematizado para implantação do Centro de Formação. Comunicou que a GMN possui em seus quadros agentes qualificados em diversas áreas para ministrar instrução técnica e disse estar trabalhando para que o prédio da antiga Escola Municipal José Sotero, na zona Norte, venha a ser doado pela prefeitura para instalação do CFGM.

“Precisamos trabalhar para viabilizar esse centro de formação, que vai gerar redução de despesa e qualidade ao serviço prestado. Um exemplo é a contrapartida exigida pela Polícia Militar para ministrar um curso para nossos agentes, pois, o valor daria para equipar três salas de instruções”, assegurou o comandante Edivan.

Outro ponto apresentado pelo comandante geral da GMN foi à realização de um curso técnico operacional para 20 agentes. O treinamento vai acontecer na cidade de Belém-PA e deve ser ministrado pelo Grupamento de Ações Táticas Especiais da Guarda Municipal daquele município. Os agentes que passarem pela habilitação técnica deve receber certificados expedidos pela Polícia Federal e atuaram junto a GMN como multiplicadores. O Curso tem duração de 20 dias e vai abordar conhecimentos práticos e teóricos de armamentos letais e não letais.

O último assunto apresentado descreveu a imagem pública institucional da Guarda Municipal do Natal. Nesse item o Comando solicitou mudanças na postura do serviço da tropa. Salientou a importância da boa apresentação do guarda em serviço destacando itens como postura, fardamento e compromisso com a corporação e a sociedade que o cerca. Apontou ações de profissionalização da GMN com a criação de assessorias de imprensa, jurídica e financeira, além de apresentar mudanças administrativas na escala de serviço da instituição, substituindo (a partir de 1 de julho) o turno de 24h pelo de 12h alternando diurno e noturno.

“Precisamos fortalecer a GMN e fazer dela uma instituição séria e respeitada. Somos agentes de segurança e precisamos zelar por nossa instituição tendo postura e ação condizente com nossa profissão”, definiu o comandante Edivan.

O comandante adiantou que os guardas que fazem faculdade terão suas escalas adequadas de acordo com a lei. Para isso basta procurar o setor de Segurança documentados. Ele disse ainda que a medida administrativa vai ser igualitária para toda a corporação que vai ser distrubuída em duas escalas distintas (12h e 6h), o que deve melhorar o rendimento da tropa, contribuir com a melhoria da imagem institucional da GMN, gerar um contato maior do guarda dentro da corporação, além de ser uma medida sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Outra reunião deve ser realizada nos próximos dias com os agentes do Grupo de Ação Patrimonial (GAPA), que atuam em postos fixos da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Um comentário:

GM JULIÃO disse...

ELOGIO:
Parabéns ao comando geral da GMN,pela maneira democratica que vem administrando,que no passado os comandos não tinha essa atitude de discutir os problemas em reunião com seus subordinados,antes de decidir as suas atitudes administrativas.
CRÍTICAS CONSTRUTIVAS:
Respeito a atitude do comando em relação a escala de 24 horas,ser extinta,hoje,eu,não cumpro escala de 24 horas(mas já participei e os membros do comando atual já participaram)nem por isso vou ser contra a escala de 24 horas e até acho que é ilegal ser extinto a escala de 24 horas,já que consta no nosso estatuto as escalas de 06,12 e 24 horas,neste caso,a suspeita do comando geral está infrigindo o nosso estatuto.
CONCLUSÃO:
Portanto,venho aqui fazer minhas considerações em relação aos assuntos citados acima,que respeito a opinião de todos e ao mesmo tempo peço a todos que respeita também a minha opinião,já que vivemos numa democracia,um braço a todos e muito obrigado,GM JULIÃO