terça-feira, 15 de junho de 2010

Guarda Municipal do Natal recebe Comenda de Mérito de Valorização da Vida da Senad



O comando geral da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu na noite dessa segunda-feira (14) a Comenda de Mérito de Valorização da Vida pelos trabalhos gerados pelo projeto Semente Cidadã. A condecoração é concedida pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad), ligada à Presidência da República, para as entidades que se destacam na tarefa de prevenção e enfrentamento ao consumo de drogas por criança e adolescentes.

O evento iniciou com um vídeo, onde foram mostradas imagens do trabalho social realizado pela equipe técnica da Guarda Municipal do Natal responsável pela concepção do Semente Cidadã. Após, o coral de crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) entoou canções de valorização da vida e combate a violência e ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.

A menção honrosa foi entregue ao comandante geral da Guarda Municipal, Edivan Bezerra Costa, pelo presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte (Conen-RN), Magnus Barreto. O comandante da GMN agradeceu o reconhecimento da ação comunitária desenvolvida pela Guarda Municipal e dignificou a dedicação de cada agente na difícil tarefa de buscar a construção de uma sociedade justa e cidadã para todos.

“Essa Comenda é muito mais de nossos guardas municipais do que de qualquer outro. É fruto da dedicação e ousadia desses agentes que valorizam nossa corporação”, assegurou o comandante.

A solenidade foi encerrada com uma palestra ministrada pelo Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Dantas de Paiva. O tema abordado foi a Juventude na Prevenção do Uso de Drogas.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Cristovam Praxedes, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio, Coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Margarida Brandão, e os representantes da Câmara Municipal do Natal, Hermano Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Dantas Pereira, subcomandantes da GMN, Izaac José Duarte e Franklin Paulino, além de técnicos no assunto, policiais militares do Proerd e guardas municipais.

Semente Cidadã

O Projeto trata-se de uma ação comunitária administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal lotado na Base II de Soledade. O objetivo primordial do Plano é a promoção da paz social e integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Atualmente se encontram matriculadas em atividades lúdicas e psicosocias cerca de 200 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam todas as terças-feiras e quintas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, diversas atividades. A operação ainda conta com a participação de 70 adultos da comunidade, que são assistidos periodicamente com as aulas de alongamento e ginástica

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: