sexta-feira, 2 de julho de 2010

Guardas municipais participam da Jornada Formativa de Direitos Humanos



Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) participaram da Jornada Formativa de Direitos Humanos promovida pelo Ministério da Justiça (MJ) através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso aconteceu no auditório do Imirá Plaza Hotel na via costeira, onde durante três dias (30/06 a 02/07) operadores de segurança pública das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal foram instruídos sobre a temática.

A Jornada Formativa de Direitos Humanos vem sendo realizada nas várias capitais do país e busca inserir nos agentes públicos de segurança uma consciência cidadã na aplicação legal e humana dos procedimentos policiais. Durante o curso os participantes puderam debater e se aprofundar em temas como: A Visão Sistêmica da Produção da Violência; Polícia com Cidadania: Cidadãos Cuidando de Cidadãos; Memória Histórica da Segurança Pública Brasileira; Agenda Contemporânea da Segurança Pública Brasileira e Qualidade de Vida na Segurança Pública.

Segundo o palestrante e professor Jéferson Magalhães, o curso vem mostrar a origem da atuação policial no Brasil, imprimindo um cenário de evolução na luta em prol da plena efetivação dos direitos humanos, buscando desconstruir paradigmas instalados no imaginário policial.

“A segurança pública vem dando um salto de qualidade na formação de uma polícia que atue para garantir direitos e não, simplesmente manter a ordem”, assegurou o professor.

O comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, enfatizou a importância do tema na formação do agente de segurança pública e parabenizou a organização do evento que reuniu em debate de opinião os operadores das várias instituições envolvidas na manutenção de uma sociedade segura.

“Podemos ver aqui um momento de integração entre corporações de segurança pública e isso possibilita um relacionamento produtivo em busca do objetivo comum, que é combater a violência social”, disse o comandante.

As palestras foram encerradas com a apresentação de um vídeo informativo que apresentou as ações do projeto Semente Cidadã da GMN. Após, a direção do evento entregou os certificados de participação aos integrantes da cada corporação.

O curso vai ser repetido para novas turmas no período de 05 a 07 de julho, onde novos agentes da Guarda Municipal devem participar.


Texto: Assecom GMN.

Nenhum comentário: