quinta-feira, 15 de julho de 2010

Treinamento de pelotão que vai participar da capacitação em Belém-PA segue acelerado




Hierarquia, disciplina e compromisso. Essa é a bandeira empunhada pelo chefe do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Isaac Cruz Nascimento, para aperfeiçoar o pelotão de agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) que deve passar por um curso técnico ministrado pelo Grupamento de Ações Táticas (GAT) da Guarda Civil de Belém-PA. O objetivo da ação é formar na GMN um pelotão apto a atuar em situações mais delicadas de insegurança social.

O treinamento preparatório teve início no último sábado (10) com instruções de procedimentos de patrulhamento em ambiente natural (Trilha e mata), fortalecimento muscular na areia (dunas) e marcha voltada para adequação da condição física. Os agentes também estão trabalhando Ordem Unida, Técnica de Defesa e Ataque com Tonfa, além de condicionamento físico e atividade de fortalecimento especifica para pernas e braços.


Segundo o chefe do grupamento Romu, Isaac Nascimento, na próxima semana as instruções vão ser voltadas para adestramento em Abordagem, Algemação, Controle de Cano e Procedimentos Operacionais com Viatura. Ele afirma que dois fatores vão permanecer durante todo o treinamento: ordem unida e condicionamento físico.


“Nosso adestramento vai se estender até o dia 30/07, de formar a preparar os agentes para a capacitação no GAT da Guarda Municipal de Belém-PA, que inicia no dia 02 de agosto”, informou o CGA Isaac.


De acordo com o guarda municipal Floriano Ferreira, todos os 22 agentes escolhidos para compor o pelotão estão acompanhando as instruções com dedicação e empenho.


“Estamos enfrentando a missão de forma a buscar um grupamento apto a atuar nas questões específicas de segurança de nossa cidade, além de atuarmos, após a capacitação, como agentes multiplicadores de conhecimento dentro da nossa instituição”, assegurou Ferreira.


Os agentes também vão receber palestra voltada para a temática do treinamento preparatório. Nessa sexta-feira (16) a atleta e ex-secretária Estadual de Esporte do RN, Magnólia Figueiredo, vai ministrar um debate sobre Condicionamento Físico Militar. O encontro acontece no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) às 9h.


GAT GMB


O curso no Grupamento de Ações Táticas da GMB tem carga horária de 100h. Os guardas municipais capacitados vão atuar na corporação como técnicos multiplicadores e devem se apresentarem aptos nos procedimentos de imobilização tática com tonfa, defesa pessoal, estratégias urbanas de patrulhamento, controle de distúrbios, entrada tática, uso progressivo da força, técnicas e tecnologias menos que letais, abordagem técnica e ações de choque.


O curso que tinha data marcada para iniciar em 19/07 foi adiado a pedido do Comando Geral da GMN e vai acontecer no dia 02/08 e se estender por um período de 12 dias.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: