sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Guarda Municipal vai operar Rede Segura

Está prevista para a próxima segunda-feira a entrada em operação do programa Rede Segura, que será coordenado pela Guarda Municipal de Natal e terá como objetivo combater a criminalidade através de um sistema de comunicação por rádio ligado a condomínios, lojas, hotéis e táxis. Já foram adquiridos 60 aparelhos de rádio. Munidas do sistema, as pessoas poderão acionar a guarda em situações de crime.

A central funcionará no prédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), na Ribeira, e de lá serão acionados outros órgãos de segurança quando detectada alguma ocorrência. Mais de 100 condomínios já passaram por treinamento e seis cooperativas de táxi aderiram ao programa.


O secretário Sérgio Leocádio ressaltou a importância de chamar a sociedade para atuar como um mecanismo de segurança pública e da participação de diversos setores do meio social, como taxistas, comerciantes e prestadores de serviço como meios de referência ao combate da criminalidade. "Queremos criar um produto novo na área de segurança, onde a sociedade passe a interagir com a secretaria", disse.

Em cada local onde o rádio interligado à Rede Segura se fizer presente, um selo indicativo do programa sinalizará o ponto para servir de referência ao cidadão. "Todo hotel, condomínio ou táxi que estiver ligado à Rede vai ter um selo e as pessoas podem, no caso de um roubo, procurar esses locais para pedir ajuda e informar a ocorrência à central", explicou Sérgio.

A secretaria está promovendo um treinamento à funcionários de condomínios e hotéis, além das centrais das cooperativas de táxi, para usar o rádio. Basta que a pessoa interessada em participar da rede adquira um equipamento, que custa em média R$ 200 e programe a frequência de acordo com sua atividade. O chefe do setor de inteligência e tecnologia da secretaria, Cláudio Carvalho, explica que cada segmento terá sua frequência - hotel, condomínio, táxi, comércio, entre outras.

A Semdes pretende realizar uma campanha educativa e de divulgação para a população no lançamento do projeto. A ideia é despertar nas pessoas o sentimento de agentes no papel de defesa social, se colocando em parceria com os órgãos de segurança no combate à criminalidade, como explica Sérgio Leocádio.

Uma equipe de 16 guardas irá trabalhar no Rede Segura, 24 horas por dia. A primeira parte da equipe já recebeu capacitação e os oito restantes devem passar pelo treinamento nos próximos dias. Na central, três monitores mostrarão o rádio que está acionando a central, detalhando endereço, nome e segmento da pessoa responsável por aquele equipamento. "Quando aciona o rádio, a tela mostra de qual rádio partiu o chamado e a gente tem informações da pessoa e do local", esclarece Cláudio. No final deste ano a central da Rede Segura deverá ser transferida para a nova sede da Guarda Municipal, em Lagoa Nova, segundo Sérgio Leocádio.

Como funciona

1) Após a ação dos bandidos, o hotel, condomínio ou taxista comunicará a central;
2) Da central, guardas darão a localização exata da ocorrência à polícia;
3) Avisada, a polícia poderá atender a ocorrência de maneira imediata.


Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: