sábado, 28 de agosto de 2010

Guardas municipais desarmados preservam prefeitura de invasão

Agentes da Guarda Municipal passaram toda a manhã e início da tarde da última quinta-feira (26) guarnecendo a entrada principal da prefeitura do Natal. O motivo se deu devido a uma manifestação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que reuniu cerca de 100 famílias carentes reivindicando um programa de habitação do Executivo Municipal.

Os manifestantes ameaçaram por algumas vezes invadir as instalações da prefeitura, necessitando que os guardas municipais de plantão, mesmo sem dispor de nenhum equipamento de contenção de distúrbio civil, agissem fechando parte da entrada principal e se posicionando entre a porta da prefeitura e os integrantes do movimento. Com o acirramento da situação a Polícia Militar foi chamada e localizou viaturas e alguns militares nas imediações do protesto.

O comandante geral interino da Guarda Municipal do Natal (GMN), Izaac José Duarte, juntamente com o comandante do policiamento ativo no local conversaram com os líderes do movimento, buscando conter os ânimos e negociar uma maneira pacífica para solucionar a situação.

O protesto só foi finalizado por volta das 13h quando o coordenador do MLB, Wellington Bernardo, foi recebido pelo secretário adjunto do gabinete civil da prefeitura, Marcos Antônio da Silva, e negociou uma saída para as reivindicações propostas pelo Movimento.

Durante o protesto o comandante geral interino da GMN, dois chefes de grupo de ação (CGA's) e cinco guardas municipais, sem dispor de qualquer equipamento de segurança, se fizeram presentes procurando cumprir o dever constitucional da GMN na preservação do patrimônio público do município.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

2 comentários:

GM JULIÃO disse...

Parabéns aos gms,que cumpriram com o seu verdadeiro papel,defender os bens e patrimonio publico municipal,sem ter conflontos com os movimento de luta dos bairros,que estavam reividicandos pelos seus direitos,estou com orgulho de fazer parte da familia guarda municipal,um abraço a todos,gm julião.

Anônimo disse...

Parabéns aos colegas de farda nessa ação, porém é necessário informar a prefeita que não se faz segurança apenas com as mãos e a coragem, é preciso equipamentos e capacitação para estruturar o Guarda a desenvolver seu trabalho com segurança e qualidade. Lembro ainda que essa tônica foi prometida pela prefeita em campanha política em 2008 e até o momento só presenciamos perdas. Mas ainda há tempo para redenção da prefeitura com nossa GMN.

GM.