sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

I Fórum GGIM-Natal atinge meta estipulada

Equipe da SEMDES/GMN responsável pela organização do I Fórum GGIM-Natal

O I Fórum Sobre o Papel do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e dos Consedes, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e Guarda Municipal do Natal (GMN), foi finalizado no início da tarde desta sexta-feira (17), com a produção de quatro relatórios abrangendo todas as zonas administrativas da capital.

Os documentos vão conceder subsídios para implantação de uma política de segurança focada nas peculiaridades de cada bairro, além de ser o ponta-pé inicial para a criação ou consolidação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.


Grupos de Trabalhos abrangeram as quatro áreas administrativas da capital

Nesta manhã, os trabalhos foram iniciados com a apresentação dos eixos temáticos para a composição dos Grupos de Trabalhos (GTs) e esclarecimentos sobre a metodologia, elaboração e formalização dos relatórios finais de cada GT. Na sequencia foram separados os grupos por região administrativa (Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste), onde foram fomentadas as discussões na busca da construção coletiva de ações de prevenção e enfrentamento a criminalidade, como também, a formação de comissões regionais para a realização do trabalho de mobilização social e construção dos Consedes nas várias comunidades do Natal.

A frente dos Grupos de Trabalhos, como facilitadores, estiveram os guardas municipais Franklin Roosevelt (Zona Sul), Getúlio Lopes (Zona Oeste), Raquel Mariano (Zona Norte), e Edson Andrade (Zona Leste). Os relatores foram, respectivamente, os agentes Raphael Machado, Fátima Angélica, Simone Regina e Maria Dilma.


De acordo com o comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, a participação efetiva da sociedade civil organizada durante todo o desenvolvimento do Fórum garantiu o sucesso do evento, como também, os futuros benefícios a serem gerados por essa nova ferramenta de implantação de políticas públicas na área da segurança municipal.


“Quero parabenizar todos os guardas municipais que demonstraram a capacidade de nossa instituição e que foram à base de sustentação, em todos os aspectos, desse processo de construção de um novo modelo de segurança para a nossa cidade”, exaltou o comandante.


O Fórum foi finalizado com a eleição das comissões regionais de implantação dos Consedes e a plenária de apresentação dos relatórios produzidos pelos grupos de trabalhos de cada região administrativa do Natal. O próximo passo deve ser a realização de reuniões periódicas nos bairros da capital para a formação e implantação legal dos Consedes.



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: