terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gat-GMN realiza treinamento de Entrada Tática

Sargento do Exército Brasileiro, Onaísio Santiago, na instrução teórica

Equipe do Gat-GMN em ação de Entrada Tática em Edificações

O Grupo de Ação Tática (Gat) da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu na manhã dessa terça-feira (28) instrução de aperfeiçoamento em Entrada Tática. O adestramento aconteceu numa edificação abandonada às margens da Praia do Forte e foi conduzida pelo 2° sargento especialista do Exército Brasileiro, Onaísio Santiago.

As instruções abordaram dois tipos distintos de invasões dinâmicas a ambientes edificados. A primeira com o uso de 5 agentes, denominada Entrada Clássica e a segunda utilizando apenas 2 guardas, nomeada de Entrada Botão. Em ambas foi caracterizada a necessidade de cada homem agir dentro de uma especialidade tática, de forma a obter o controle de todo o campo de visão do ambiente invadido.

Equipe Gat-GMN em ação simulada em ambiente visual de 360°

Segundo o sargento Onaísio Santiago, a equipe deve executar o procedimento teórico de maneira prática continuada, na busca da agilidade e eficiência da ação. “É preciso à prática cotidiana para que cada homem assimile a técnica e proceda sem vacilar no momento da situação conflituosa”, alertou.

Toda a capacitação foi dividida em três momentos, sendo o primeiro de instrução teórica e os demais voltados para a dinâmica da ação. Durante a primeira atividade de invasão, foi montada uma edificação simulada com fitas padrão de isolamento, onde o instrutor dispunha de uma visão clara de toda a equipe dentro do local a ser tomado. Isso possibilitou a orientação correta para cada procedimento executado fora do que rege a técnica.

Treinamento de Entrada Tática Clássica, Gat-GMN

Em um segundo instante foi dispostas equipes que agiram na averiguação de pequenos cubículos na área da construção. Nesse momento foi utilizada a metodologia do desvio de atenção do infrator, com uso de explosivos de pequeno impacto e derrubada da porta principal da instalação para posterior invasão da equipe. “Esse procedimento é o mesmo utilizado pela forças especiais do Exército Brasileiro”, assegurou o sargento.


De acordo com o Chefe do Gat-GMN, Isaac Nascimento, a instrução traz para o grupo maior habilidade e integração com os procedimentos usuais de segurança a serem utilizados em casos de necessidade e reforça a integração e a responsabilidade de cada agente junto aos demais. “Vivenciamos um dia especial de instrução, que trouxe para o grupamento maior conhecimento prático e teórico sobre o tema”, informou o CGA Isaac.


Instrutor


O 2º sargento Onaísio Santiago serve no 4º Batalhão de Engenharia de Construção na cidade de Barreiras – BA. Participou durante 9 anos das forças especiais do Exército Brasileiro, com cursos militares na área de Entradas Táticas e Explosivos, além de Tática Israelense de Combate.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com


sábado, 25 de setembro de 2010

Agentes da GMN são formados em curso de Multiplicador de Polícia Comunitária

Mesa das autoridades civis e militares

CGA's (Ivanaldo Cunha, Euclides Lima e Francisca Rodrigues), e GM's (Napoleão Medeiros e Augusto Silva) receberam certificados

Comandante GMN, Edivan Bezerra, recebe certificado como instrutor da capacitação

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou nesta sexta-feira (24), na sede do comando geral da Polícia Militar do RN, da solenidade de conclusão do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária. A capacitação foi dirigida pela Diretoria de Ensino da PM em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e reuniu policiais militares e civis, guardas municipais e cidadãos da sociedade civil organizada.

A GMN formou nesse ciclo mais 5 integrantes da corporação, sendo 3 Chefes de Grupo de Ação (Euclides Lima, Ivanaldo Cunha e Francisca Rodrigues), e 2 guardas municipais (Napoleão Medeiros e Augusto Silva). O curso contou com uma carga horária de 80h e foi ministrado por uma equipe técnica formada por especialistas, mestres e doutores da Universidade Federal do RN, Polícia Militar e Guarda Municipal do Natal.

Os participantes foram habilitados nas temáticas de Direitos Humanos; Gestão de Projetos; Técnicas de Mobilização Social; Estruturação dos Conselhos Comunitários; Gestão pela qualidade na Segurança Pública; Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária; Mediação Pacífica de Conflitos, entre outras disciplinas.

Na oportunidade o comandante GMN, Edivan Bezerra, recebeu certificado de participação efetiva no corpo docente da capacitação e a Chefe de Grupo de Ação (CGA), Francisca Rodrigues, representou a turma concluinte recebendo a certidão de conclusão do curso das mãos do Diretor de Ensino da PM, Cel. Francisco Canindé de Freitas. “Estamos formando nossos agentes como multiplicadores no que há de mais moderno em filosofia de ação policial, que é a pratica do policiamento comunitário”, definiu o comandante Edivan.

Esteve presente durante toda a solenidade o comandante geral da Polícia Militar do RN, Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva, que em seu discurso enfatizou sobre a importância da doutrina de policiamento comunitário para a formação de uma sociedade mais segura e cidadã.

Multiplicador de Polícia Comunitária

Tem como objetivo formar novos agentes dentro da filosofia de Polícia comunitária, que é uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.

O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

GMN vai operar sistema de monitoramento por câmeras do Alecrim

Reunião do GGIM para definição estratégica do sistema de câmeras do Alecrim

Sistema inicial vai custar R$ 889 mil

O Alecrim vai ganhar sistema de monitoramento por câmeras, com incremento de 25 aparelhos distribuídos por pontos considerados críticos. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Natal, Sérgio Leocádio, o equipamento deve ser entregue em meados de dezembro e vai ser operado pela Guarda Municipal do Natal (GMN). Os registros são, em sua maioria, pequenos furtos realizados nas paradas de ônibus. Em grande parte, isso se deve ao elevado fluxo de pessoas que trafegam pelo local.

Os detalhes da operação foram apresentados nesta quinta-feira (23), na sede da SEMDES. Na ocasião, Leocádio explicou que o Alecrim foi escolhido depois de mapeamento da segurança no local. São registradas, em média, 300 ocorrências mensais no bairro – índice que o coloca entre um dos dez mais violentos da cidade.


Diariamente, cerca de 100 mil pessoas passam pelas ruas do Alecrim, especialmente na área do camelódromo. O bairro também é abastecido por 40 linhas de ônibus e serve de locação a 6 mil pontos de comércio. Além disso, estima-se que receba ainda, por dia, 45 mil empregados e empregadores.

“Escolhemos alguns dos pontos para serem monitorados, como o cruzamento entre a Coronel Estevão com a (avenida) Presidente Bandeira, algumas paradas e a praça Gentil Ferreira, que serve de ponto de uso de drogas e prostituição”, explica o comandante Edivan Costa, da Guarda Municipal.

Além destes, o secretário Sérgio Leocádio afirma que outros locais serão discutidos com a própria população. “Também estamos estudante a possibilidade de monitoramento da avenida Rio Branco e aquela área onde está o Palácio Felipe Camarão. Apesar disso, acreditamos que o contato com a população e comerciantes é fundamental. Quem conhece o problema da violência é quem está na base, quem vivencia a dinâmica do bairro”.

Para dar conta de outros locais estratégicos, três das câmeras serão passíveis de remoção e re-locação, caso seja necessário. Cada um dos aparelhos tem capacidade de armazenamento por até 120 dias. Segundo o chefe do setor de tecnologia e inteligência da secretária, Cláudio Carvalho, com o equipamento, será possível reconhecer o rosto de uma pessoa dentro de raio de até 1km.

Com uso de software específico de gerenciamento, que ainda não foi contratado, haverá ainda a possibilidade de identificar números de placas automotivas e até mesmo interditar ruas pelo próprio sistema eletrônico. As filmagens serão monitoradas pela Guarda Municipal, mas também deve ser firmado vínculo junto aos órgãos de trânsito da cidade e do estado.

A expectativa para o próximo ano é expandir o programa de vigilância para trechos da Afonso Pena que contemplem os bairros de Tirol e Petrópolis, e para dois bairros da Zona Norte de Natal, a definir. A escolha, de acordo com Leocádio, será feita em função dos índices de criminalidade.

Ao todo, o sistema inicial vai custar R$ 889 mil, sendo todos eles provenientes do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Governo Federal provêm incentivo financeiro, através da compra de câmeras de monitoramento, para os municípios que implementarem um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Com a criação de um GGIM em Natal, a cidade será beneficiada com a vigilância eletrônica. O Gabinete implica também em reuniões mensais de todo o colegiado para discutir acerca dos problemas de segurança pública constatados.



Texto: Nominuto.com

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Semdes realiza reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Comandante da GMN, Edivan Bezerra, se fez presente ao lado do titular da Semdes, Sérgio Leocádio, do vice-prefeito do Natal, Paulinho Freire, e do coronel PM Araújo Lima.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) realizou nesta terça-feira (21) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). O encontro contou com a presença do vice-prefeito da cidade, Paulinho Freire, do comandante da Guarda Municipal, do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, de representantes de órgãos de segurança do Estado, da Câmara Municipal e de associações comerciais. A previsão é de que a partir de agora seja promovida uma reunião mensal do GGI-M.


"Essa data é histórica. Todos sabem que, constitucionalmente, a segurança pública não é uma das obrigações do executivo municipal. Mas, atendendo a orientação da prefeita Micarla de Sousa, nossa Secretaria está cada vez mais empenhada em auxiliar os órgãos responsáveis no combate à criminalidade", frisou o secretário Sérgio Leocádio, titular da Semdes.

A reunião desta terça contou com a presença de representantes da Polícia Federal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

“Natal só tem a ganhar com essa comunhão de todos. A reunião foi bastante proveitosa e tenho certeza que de agora em diante, usando de inteligência e organização, iremos reduzir os índices de violência na nossa capital", falou o coronel Araújo Lima, da Polícia Militar.

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (Drcor/RN) Elton Zanatta disse que foi criado um canal direto entre a sociedade natalense e os órgãos de segurança que atuam em Natal. "Nós teremos a possibilidade de, mensalmente, saber quais são os anseios da população e atender com a maior brevidade possível. Mas é bom lembrar que cada polícia terá de atuar de acordo com a sua competência", ressaltou.

Na primeira reunião, foi discutida a segurança no bairro do Alecrim. "Por esse motivo, convidamos a associação comercial do bairro para apresentar um diagnóstico próprio da situação local. Com a apresentação, debatemos soluções e uma já está bem próximo de ser lançada. Mas isso será dito em breve, talvez ainda na primeira quinzena de outubro", falou Sérgio Leocádio.

O comerciante Derneval Sá, que também é diretor da Federação do Comércio, destacou a forma como a reunião foi conduzida. "Foi uma reunião prática, onde todos tiveram a oportunidade de falar e discutir ações e planos. A Prefeitura de Natal, através da Semdes, está de parabéns pela iniciativa".

GGI-M

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) foi criado por decreto assinado pela prefeita Micarla de Sousa.

O GGI-M é composto pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), o comandante da Guarda Municipal do Natal, o delegado geral da Polícia Civil, o comandante geral da Polícia Militar, o comandante do Corpo de Bombeiro Militar, o delegado geral da Polícia Rodoviária Federal, o delegado geral da Polícia Federal, o presidente da Câmara Municipal, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, um juiz da vara Criminal, um juiz da vara da Infância e da Juventude e ainda representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Segurança Pública, da Defensoria Pública e do Ministério Público.


Fonte: Assecom PMN.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Guarda Municipal dá lição de cidadania em Casa de Passagem III

Horta idealizada pelo GM R. Vale produz interesse nos jovens


Uma bela atividade de lazer está mudando a rotina da Casa de Passagem III. Os adolescentes acolhidos na Casa, juntamente com a equipe técnica, formada por educadores sociais e guardas municipais estão cultivando uma horta em um espaço que antes era ocioso.

“A horta está envolvendo os adolescentes e os deixando muito empolgados. Quem idealizou o projeto foi o Guarda Municipal de Natal, R. Vale. Ele começou incentivando os meninos e logo a atividade contagiou os profissionais da casa. A horta é um sonho realizado”, afirma Rejane Maria Bruno, Coordenadora da Casa de Passagem III.

Agora a Casa tem várias hortaliças e plantas frutíferas. “Temos aqui plantação de melancia, melão, alface, repolho roxo, coentro, pimentão e cebola. A horta tem sido uma excelente ocupação para os adolescentes tanto no sentido ocupacional, quanto no emocional. Percebemos que através do plantio, eles estão desenvolvendo o cuidado pela terra e a consciência da preservação ambiental. Além disso, acredito que o trabalho com as plantas pode transformá-los, e ainda desenvolver ainda mais afetividade”, afirma a Coordenadora da Casa.

O Guarda Municipal do Natal, R. Vale, está muito entusiasmado com o resultado do trabalho. Diariamente, ele leva aos adolescentes textos e informações sobre plantio e as técnicas para que eles possam se aperfeiçoar. “Percebi que tira-los da ociosidade foi muito positivo. Ao plantar, eles desenvolvem o amor pela vida.”, afirma R. Vale.

Sobre as Casas de Passagem

As Casas de Passagem constituem-se em um serviço de alta complexidade, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que tem como objetivo oferecer acolhimento de caráter emergencial e provisório.

Em Natal, há três delas. A unidade I atende crianças de 0 a 6 anos de idade. Na unidade II são crianças entre 7 e 12 anos e a III, jovens entre 13 e 18 anos incompletos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos e cujos direitos tenham sido violados.



Texto: Assecom PMN.

Comando GMN participa de abertura do CIAI

O Comandante Geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou na manhã dessa segunda-feira (20) da solenidade de abertura do curso de Introdução a Atividade de Inteligência (Ciai) organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O encontro aconteceu no auditório do hotel Praia Mar na via costeira.

A capacitação tem como objetivo proporcionar aos operadores de seguraa acesso a Doutrina Nacional de Inteligência em Seguraa Pública, planejada pela Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN).

Os participantes vão ser informados sobre os seguintes temas: Noções de Atividade de Inteligência de Seguraa Pública; Organização do Subsistema de Inteligência de Seguraa Pública; Produção do conhecimento; Proteção do conhecimento; e Sistemas e Redes de Inteligência de Seguraa Pública. A carga horária é de 40h.

A solenidade contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Cristovam Praxedes, e membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Federal e Polícia Civil do RN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GMN atua em situação simulada de emergência

Isolamento de todos os acessos a veículos

Isolamento de todo o perimetro da ocorrência

Orientação GMN as ambulâncias conduzindo os feridos

Socorro da Samu sob segurança da GMN

Equipe da GMN que atuou na missão IMV

A Guarda Municipal do Natal (GMN) operacionalizou na tarde da quinta-feira (16) um efetivo de 20 agentes que atuaram no isolamento e segurança da simulação do Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) realizado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Toda a operação aconteceu no largo do ginásio Machadinho e envolveu várias instituições públicas.

A ação se deu por volta das 16h quando foi simulada uma emergência envolvendo um veículo de passeio e um ônibus lotado de passageiros, que acabou entrando em combustão. Daí foi acionado, via rádio freqüência, o Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Semob. Todos partiram de suas respectivas instituições, onde teve analisado o tempo resposta de cada uma no deslocamento e ação de socorro.

Da GMN partiram quatro viaturas, sendo duas deslocadas do Parque da Cidade com 10 agentes do grupamento de Ação Tática (GAT) sob o comando do Chefe de Grupo de Ação Isaac Nascimento. Uma com guardas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) saindo da Base 01 no Alecrim e comandada pelo GM Carlos Cruz e outra sob a direção do Chefe de Grupo de Ação Gurgel, partindo da sede da GMN.

Toda a movimentação da GMN durou poucos minutos e rapidamente isolou as três vias de acesso de veículos ao local do acidente com clones e viaturas localizadas. Os pontos de atendimento emergenciais as vítimas também foram isolados e guardas municipais foram divididos estrategicamente no campo de ação, objetivando manter a área apenas com os profissionais capacitados a observação médica.

O comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, juntamente com o subcomandante de Segurança, Izaac José Duarte, compareceu ao local no final da simulação. O comandante Edivan parabenizou a atuação dos guardas municipais, que desempenharam com competência toda a missão. “Nossos agentes estão de parabéns pela capacidade de pronta-resposta oferecida nessa situação de emergência e pela integração com as outras instituições envolvidas na operação”, disse.

A atividade envolveu cerca de cem pessoas entre atores, profissionais técnicos, equipe de apoio e jornalistas, além dos agentes das diversas repartições públicas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Comando GMN participa de instalação do GGI-M em São José do Mipibu

Comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra, na mesa das autoridades

GM's Tácito e Roosevelt, participaram da solenidade

O comandante geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou na manhã dessa quarta-feira (15), em São José do Mipibu, da solenidade de instalação do Gabinete Municipal de Gestão Integrada em Segurança Pública (GGI-M). A ferramenta busca unir instituições públicas e a sociedade civil organizada no planejamento de ações preventivas na área de segurança social.

A cerimônia foi aberta pelo vice-prefeito de São José do Mipibu, José Arízio Fernandes. Após, o coordenador do GGI-RN, coronel PM Araújo Lima, fez um relato das atribuições do órgão na melhoria da segurança pública do município. “O Ministério da Justiça disponibiliza recursos para os municípios que tenham seu GGI-M instalado e atuando. Vocês estão de parabéns. São José de Mipibu será o terceiro município do estado a ter seu GGI-M instalado”, comunicou.

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Cristovam Praxedes, pontuou em seu pronunciamento a importância da entidade deliberativa nas ações de segurança municipal. Apresentou a necessidade da sociedade participar ativamente dos trabalhos e enfatizou a necessidade de criação das guardas municipais unindo forças na prevenção ao crime. “A conta da segurança pública não pode nunca ser dividida, e sim, somada, pois só assim a sociedade poderá construir a tão sonhada paz social”, assegurou.

O comandante geral da GMN, Edivan Bezerra, informou que a Guarda Municipal do Natal participa do órgão gestor de segurança da capital, que se trata de um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso com todas as instituições envolvidas, sem hierarquia e respeitando a autonomia de cada uma que o compõe. “Toda ação que venha a contribui com a prevenção a criminaliadae e manutenção da segurança pública merece apoio e aplauso da sociedade”, disse.

O GGI funciona como uma força-tarefa permanente, discutindo, debatendo e apresentando propostas. O objetivo principal é buscar a integração entre todos os órgãos da segurança pública, visando a redução da criminalidade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vídeo: GMN Desfile Cívico-Militar

Assecom GMN
Imagens e Edição: GM Moura



GMN vai atuar na segurança em simulação de incidente com múltiplas vítimas

Equipe vai agir no isolamento e segurança da simulação de IMV

A Guarda Municipal do Natal (GMN) participa na próxima quinta-feira (16) às 16h do simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) realizado pelo Serviço Móvel de Urgência do Natal (Samu). O treinamento deve acontecer no largo do ginásio Machadinho, onde a GMN vai atuar no isolamento da área e segurança tática da capacitação.

De acordo com informações fornecidas pela Samu-Natal, a atividade vai envolver cerca de cem pessoas entre atores, profissionais técnicos e equipe de apoio. Toda a encenação deve durar cerca de duas horas e concede sequência a comemoração dos oito anos de atuação da instituição no município.

O subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte, esteve na manhã dessa segunda-feira (13) reunido com os chefes dos grupamentos de Ação Tática (GAT) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Isaac Nascimento e Carlos Cruz, definindo as estratégias de segurança a serem usadas no evento.

A GMN vai compor um efetivo operacional durante toda a simulação, disciplinando o uso da área pelo público observacional que deve vir presenciar a ação.



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmal.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Guarda Municipal do Natal apresenta efetivo em desfile cívico-militar

Comandante GMN, Edivan Bezerra, e Subcomandante de Segurança GMN, Izaac Duarte.

Comissão Marcial de Frente

Ronda Ostensiva Municipal (Romu)

Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa)

Grupamento de Ação Tática (GAT)

Novas viaturas da GMN

A Guarda Municipal do Natal (GMN) participou nessa terça-feira (07) do desfile cívico-militar em comemoração aos 188 anos de independência do Brasil. O momento reuniu representantes das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Grupo de Escoteiros e grupamentos motorizados das diversas forças.


A GMN se apresentou com mais de 100 agentes divididos nos grupamentos de Ação Patrimonial (Gapa), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Ação Tática (Gat), além dos pelotões Feminino e Motorizado. Foi apresentada a população o novo regimento da instituição, composto por 21 homens treinados para situações especificas de distúrbios em áreas de atuação municipal. O Gat que é comandando pelo chefe de grupo de ação (CGA), Isaac Nascimento, apresentou durante o trajeto marcial algumas manobras cadenciadas de ordem unida.

No palanque principal montado na praça Dr. Pedro Velho (Praça Cívica) as autoridades civis e militares acompanharam a passagem das representações públicas. O comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, se fez presente ao lado do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Natal, (Semdes), José Agmar Davim, que na oportunidade representou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

O Comandante Edivan Bezerra parabenizou a participação da instituição pelo zelo e dignidade expressada durante todo o trajeto. “Parabenizo cada guarda pela atuação digna, que fortalece a missão da Guarda Municipal em nossa cidade”, exaltou.

Durante a passagem da GMN no palanque das autoridades o subcomandante de Segurança, Izaac José Duarte, apresentou ao público o histórico completo da corporação, nominando os vários grupamentos e áreas de atuação, como também a missão institucional desenvolvida pela GMN nesses 19 anos de atuação no município do Natal.

“A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação assídua em diversas áreas do município. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais segura e igualitária, aonde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social”, dizia o texto.

Todo o trajeto dos pelotões da GMN foi acompanhado pela Banda de Música do Colégio e Curso Eficácia composta por crianças e sob a regência do maestro José Wellington.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

GMN se faz presente em celebração ecumênica dos 188 anos de independência


O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) participou na noite desse domingo (05) do culto em ação de graças pelos 188 anos da Independência do Brasil, a celebração ecumênica se realizou na Igreja Presbiteriana Independente do Natal, situada na Cidade Alta e contou com a presença de militares e civis.

Na oportunidade foi exposto um sermão tratando o tema pátria, onde se apresentou a responsabilidade e o dever do cidadão perante o seu país. Mostrou-se ainda o compromisso de obedecer e respeitar as leis de forma a compor uma sociedade mais justa e coletivamente melhor. Toda a palestra foi embasada em argumentos bíblicos, que através dos seus vários versículos fundamentaram a apresentação.

O comandante geral interino da GMN, Izaac José Duarte, se fez presente a cerimônia e falou da importância do momento para despertar a reflexão do cidadão sobre sua vida e de seu país. “A Guarda Municipal se mostra honrada em participar desse momento, pois ele fortalece os laços do homem e pátria, dignificando o respeito e a convivência sadia na sociedade”, enalteceu.

A Guarda Municipal do Natal se fez representada por um grupo de oito agentes uniformizados, que enceraram a celebração entoando o cântico do Hino Nacional Brasileiro.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

GMN participa de Solenidade Cívica



A Guarda Municipal do Natal (GMN) participou nessa quinta-feira (02) no Centro Administrativo Estadual da cerimônia de hasteamento da Bandeira do Brasil. A solenidade deu sequência às festividades da Semana da Pátria e reuniu autoridades das forças armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e alunos do Centro Estadual de Educação Especial.

O Pavilhão Nacional foi hasteado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Leopoldo Rosado, que na oportunidade representou o governador Iberê Ferreira de Souza. A solenidade de hasteamento foi acompanhada pela banda de música da Polícia Militar entoando o Hino Nacional Brasileiro, enquanto os pelotões das forças de segurança, ali representadas, prestavam continência em sinal de respeito a Bandeira. “Esse é o momento para resgatar o civismo e incentivar o amor ao país e a tudo que o representa”, afirmou o secretário.

O coordenado de Segurança da Governadoria, coronel Marcondes Pinheiro, fez uso da palavra apresentado uma mensagem exaltando a Pátria e imprimindo a importância histórica do momento para consolidação da ordem e o progresso do país. “Essa é mais uma oportunidade que se apresenta na construção de um país mais justo e mais cidadão”, enalteceu.

A programação da Semana da Pátria segue até o próximo dia 7 de setembro (terça-feira), onde vai ser realizado o desfile cívico-militar.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GMN é vice-campeã do Torneio Semana da Pátria

Comandante Geral Interino, Izaac Duarte, e equipe da Guarda Municipal

Seleção GMN com medalhas de premiação de vice-campeã

A equipe de futebol de campo da Guarda Municipal do Natal (GMN) consagrou-se na última segunda-feira (01), vice-campeã do Torneio Cívico da Semana da Pátria. A disputa aconteceu no campo de futebol do 7º Batalhão de Infantaria de Combate do Exército Brasileiro (7º BECmb) e reuniu seleções das três forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O torneio partiu composto de seis seleções, que disputaram entre si medalhas e troféu de premiação dos dois primeiros lugares. A final da competição foi decidida entre a seleção da GMN e a da Marinha do Brasil. Essa última levou a melhor vencendo a partida por dois à zero.

O time de guardas municipais teve a coordenação do Chefe de Grupo de Ação (CGA) Manoel Menezes, que conseguiu em poucos dias organizar taticamente a seleção e superar a falta de entrosamento, levando o escudo da instituição a ocupar a segunda posição na disputa.

O comandante geral interino da GMN, Izaac José Duarte, se fez presente durante o jogo final do torneio e participou da cerimônia de premiação dos atletas. Ele entregou as medalhas a cada agente GMN, parabenizando o empenho e a dedicação de representar honradamente a Guarda Municipal do Natal.

“O Torneio busca comemorar a data cívica de independência e proporcionar a confraternização e a integração entre as forças de segurança presentes na nossa cidade. Todas as instituições participantes estão de parabéns”, afirmou o comandante Duarte.

A cerimônia de premiação aconteceu sob a responsabilidade do comando militar do 7º BECmb, que disponibilizou, aos atletas vencedores, troféu e medalhas comemorativas a Semana da Independência.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com