domingo, 27 de março de 2011

Guarda Municipal prende pichadores na marginal da BR 101

Pichadores foram conduzidos a Delegacia de Plantão Zona Sul.

Uma equipe de patrulhamento da Guarda Municipal do Natal (GMN) surpreendeu na noite do último sábado (26) uma dupla de pichadores na marginal da BR 101 no sentido Natal-Parnamirim. Os dois rapazes foram visualizados no momento em que realizavam pichações no túnel que concede acesso a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte, o delito foi verificado quando a viatura se deslocava para apoiar o movimento de conscientização ambiental denominado Hora do Planeta, que estava sendo realizado na Árvore Natalina de Mirassol. “Constatamos o ato de vandalismo e rapidamente procuramos agir para coibir a ação danosa ao patrimônio público e a imagem urbana da cidade”, relatou.

Parte da pichação realizada pela dupla presa.

Os dois rapazes ao perceberem a presença da GMN tentaram se evadir do local, mas foram perseguidos a pé por dois guardas municipais do patrulhamento (GM Sales e GM Gladson), sendo alcançados nas proximidades do Centro Administrativo Estadual. A abordagem foi realizada seguida da busca pessoal e constatada a posse de sprays de tinta preta utilizados no crime. Também foram verificados pelos guardas que na área havia outros muros de imóveis que teriam sido pichados pela dupla.

Segundo o agente da GMN Sales Silva, os rapazes informaram serem menores de idade alegando terem 17 e 16 anos, porém com os mesmo não havia nenhuma documentação comprovando a afirmação. Os dois foram conduzidos por uma equipe de agentes do GAT-GMN (Cláudia, Guedes e Henrique) a Delegacia de Plantão Zona Sul, situada na Cidade da Esperança e realizado os procedimentos legais. A pessoa que picha qualquer edificação urbana comete crime ambiental, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de multa. Mas se o ato for praticado em monumento ou coisa tombada à pena de detenção é mais pesada.

Apreensão

Na madrugada do sábado (26) na Avenida Prudente de Morais, nas proximidades da Praça Cívica, guardas municipais do Grupamento de Ação Tática da GMN apreenderam três galões do cola e dezenas de cartazes de propaganda irregular. O crime ambiental de poluição visual estava sendo cometido por dois homens que se evadiram do local quando constataram a presença da guarnição. O material foi recolhido e levado para o setor de material confiscado da sede administrativa da GMN. A patrulha responsável pela apreensão era composta pelos agentes Jorge, Djailton e Albérico.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: