terça-feira, 22 de março de 2011

GMN aperfeiçoa 120 agentes no uso de radiocomunicadores e espargedores de pimenta

O comandante da GMN, Edivan Bezerra, falou aos agentes do GAAM da importância do aperfeiçoamento técnico.

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) se encontra finalizando nesta terça-feira (22) o Treinamento de Aperfeiçoamento em Radio Comunicação Digital e uso qualificado do armamento menos que letal na modalidade Espargedor de Pimenta tipo espuma. A capacitação foi direcionada aos guardas municipais do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) e os escalados na segurança preventiva das unidades médicas de pronto atendimento da capital.

O aprimoramento se fez necessário a partir do momento que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) demonstrou o interesse de equipar esses setores com radiocomunicadores ligados 24h ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além de fornecer aos agentes em serviço espargedores de pimenta tipo espuma, que é o mais indicado para uso em ambientes fechados.

Até o momento cerca de 120 guardas municipais passaram pelas instruções práticas e teóricas fornecidas pelo chefe do Grupamento de Ação Tática da GMN, Isaac Nascimento, pelo coordenador Operacional da Ronda Ostensiva Municipal, Carlos Cruz, e pelo representante de instrução do Ciosp, sargento Magnus Silva. A partir da próxima semana as unidades de saúde dos bairros de Mãe Luiza, Rocas, Cidade Satélite, Cidade da Esperança, Sandra Celeste e a base comunitária da GMN, na Praça Gentil Ferreira, devem começar a receber os equipamentos.

De acordo com o secretário da Semdes, Carlos Paiva, a intenção é reciclar o conhecimento técnico da tropa buscando fornecer maior segurança para o agente e a população que faz uso dos serviços disponibilizados pela Prefeitura do Natal. O secretário confirma que a Guarda Municipal vai fazer uso de 200 unidades de espargidores de pimenta, que serão distribuídos nos postos fixos e com as equipes dos grupamentos operacionais.

“Nosso empenho e dar condições para o guarda municipal trabalhar em prol do cidadão e para isso estaremos ainda no final deste mês recebendo e equipando a corporação com 50 pistolas de choque (taser) doadas pelo Senasp”, disse o secretário.

Os agentes capacitados neste primeiro ciclo vão receber os certificados de conclusão na próxima segunda-feira (28), às 8h no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), situada na Praia do Meio. A partir do dia 31/03 um ciclo final de treinamento será iniciado alcançando os agentes do Grupamento de Ação Tática, Ronda Ostensiva Municipal e demais postos de serviço da GMN. O calendário de instrução vai ser divulgado na próxima quinta-feira (24).

O chefe do GAT-GMN, Isaac Nascimento, e o coordenador Operacional da Romu-GMN, Carlos Cruz, deram instrução.

Mais Segurança

As novas ferramentas vão melhorar o aparato de segurança das unidades de saúde municipais. O spray de pimenta no modo espuma, ao contrário do gás pimenta comumente usado, direciona o jato do equipamento no alvo a ser atingido, possibilitando seu uso em ambientes fechados sem chegar a atingir pessoas não relacionadas na ocorrência. Já para a comunicação serão disponibilizados rádios que deixarão os agentes em contato direto com o Ciosp e com as equipes operacionais da GMN, concedendo agilidade e a certeza de apoio 24 horas em qualquer situação delituosa.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: