quarta-feira, 20 de abril de 2011

Março: GMN atende mais de 100 ocorrências via Ciosp

O Núcleo de Análise Estatística do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) divulgou nesta quarta-feira (20) o relatório de ocorrências atendidas durante o mês de março pela Guarda Municipal do Natal (GMN). O documento comprova 104 situações de crise em que as equipes de patrulhamento da GMN tiveram que atuar em prol da segurança pública e defesa social do cidadão.

O maior número de situações respondidas foi envolvendo adolescentes, apoio a órgãos públicos e solicitação de policiamento. Também foram registradas alterações referentes a dano e depredação, desordem, furto, arrombamento e infração ambiental. Na área de apoio social o destaque ficou para o suporte fornecido ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas situações envolvendo portadores enfermidades psicológicas e dependentes químicos, como também auxílio a pessoas desamparadas e em situação de risco social.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, a estatística vem comprovar a serviço assíduo na área de prevenção e repressão qualificada desenvolvido pela Guarda Municipal, o que deve ser ampliado com a regularização do porte de arma e reaparelhamento da instituição. “É preciso informar que essas ocorrências foram apenas às atendidas via Ciosp, sem contabilizar as situações flagranteadas pelas patrulhas no seu deslocamento e operações empregadas pela Semdes e Comando da GMN”, acrescentou.

No relatório são apontadas os bairros de Lagoa Nova, Alecrim, Cidade Nova, Potengi e Ponta Negra como os que mais solicitaram intervenção. O registro também assinala os domingos no horário compreendido entre 19h e 23h como sendo o de maior incidência de chamados, tendo a Avenida Jaguarari como logradouro principal de interferência dos guardas municipais.

O comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, argumentou que todo o trabalho vem sendo desenvolvido dentro da competência constitucional da corporação, levando em consideração as atribuições e responsabilidades do Executivo Municipal na prevenção da violência e contribuição na segurança pública do município. “Hoje a Guarda Municipal do Natal faz parte do sistema integrado de segurança pública e com isso estamos dando nossa contribuição na manutenção de uma cidade segura e pacífica para se viver”, concluiu.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: