sexta-feira, 15 de abril de 2011

Porte de Arma: Prefeitura compra munição e reativa convênio com a PM

Prefeita Micarla de Sousa investe R$ 155 mil na regularização do porte de arma da GMN

A prefeitura do Natal deu mais um passo nesta sexta-feira (15) para agilizar o processo de regularização do porte de arma de fogo da Guarda Municipal do Natal (GMN). A iniciativa se deu através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que efetivou a compra de 45 mil munições a Companhia Brasileira de Cartucho (CBC) e quitou o convênio com a Polícia Militar do RN referente ao Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais. No total foi investido R$ 155mil.

Com estas medidas a Semdes pretende retomar o processo de capacitação técnica de todo o efetivo da GMN, seguindo as diretrizes do convênio assinado na quarta-feira (13) junto ao Departamento de Polícia Federal do RN (DPF). As munições devem chegar a Natal nos próximos dias, o que habilita a regularização imediata de mais 150 agentes que estão faltando apenas concluir a instrução prática de tiro defensivo. Outros 50 guardas, que já finalizaram as etapas da habilitação, vão ter os certificados de conclusão expedidos pela PM e enviados ao DPF para emissão do porte de arma.

O Subcomando de Instrução e Material da GMN se encontra informado das ações tomadas pela Semdes e deve reunir sua equipe técnica para planejar os ciclos de capacitação para os 330 agentes restantes que ainda não passaram pelo curso de aperfeiçoamento. Também vai ser solicitada a celeridade na emissão dos laudos dos exames psicológicos do efetivo, que se encontra a cargo de psicóloga credenciada pelo DPF.

De acordo com o titular da Semdes, Carlos Paiva, a prefeita Micarla de Sousa pretende adequar a Guarda Municipal dentro do que é exigido pela lei e resolver com competência uma situação irregular que se arrasta pelos 19 anos de existência da GMN. “Estamos trabalhando com empenho e dedicação para fazer da Guarda Municipal uma instituição cada vez mais atuante, equipada e capacitada para servir com presteza a sociedade natalense” garantiu.

O comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, enalteceu a medida alegando ser primordial para a regularização do porte de arma da corporação, o que vai ampliar a abrangência das ações de prevenção e repressão qualificada em segurança pública no âmbito do município. “Parabenizo o secretário Carlos Paiva pela perseverança e dedicação em mais uma etapa alcançada e lembro que o que a GMN quer são condições de continuar realizando, cada vez mais, um serviço dígno em prol do cidadão”, e concluiu: “Hoje é o aniversário da prefeita Micarla de Sousa, mas o presente ela deu a Guarda Municipal”.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

A prefeitura precisa olhar para a Guarda, pois, é providenciar o porte de arma com rapidez para todos os guardas.

Erasmo Barreto da Silva disse...

A inércia do poder público já superou o limite do absurdo. Resta saber se a GMN com o porte de arma reestabelecido, terá que usar aquelas velhas armas que depois de anos guardadas, já devem estar mais enferrujadas do que a carcaça do Titanic.
"E viva eu, cá na Terra sempre triste..."