sexta-feira, 13 de maio de 2011

GMN: Capacitação de tiro defensivo vai iniciar

As instruções vão acontecer no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM-RN.

Mais 150 agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) vão concluir o treinamento de tiro prático defensivo necessário para a regularização do porte de arma de fogo da corporação. Na programação fornecida pelo subcomando de Instrução e Material da GMN o contingente foi dividido em três turmas distintas com 50 agentes em cada uma, sendo efetivado o aperfeiçoamento da primeira nos dias 18 e 20/05, da segunda 25 e 27/05 e da terceira 01 e 03/06. As instruções serão conduzidas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP-PM), na zona Norte da capital.


Cada guarda municipal vai efetuar 80 disparos com revólver calibre 38. As instruções envolvem disparos com alvo parado e em movimento. Para esse último, os instrutores utilizam de ambiente cenográfico imitando edificações com ruas e vielas, onde os guardas devem atingir apenas os infratores especificados durante o trajeto. Com estas três turmas serão empregadas mais 12 mil munições de um total de 45 mil a ser usada para formação de toda a corporação.

De acordo com o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, a capacitação vai acontecer em dois turnos (matutino e vespertino) o que requer que os agentes escalados optem pelo que melhor se adequar. “Os guardas convocados deverão procurar o subcomando de Instrução e Material a fim de realizarem sua opção quanto ao turno de treinamento do qual desejam participar. Uma vez preenchidas as vagas os demais agentes estarão automaticamente escalados naquele turno em que houver disponibilidade de vagas”, alertou.

O subcomandante Ariberto informou ainda que os participantes do adestramento serão dispensados dos seus postos de serviço durante o horário do treinamento e os que estiverem escalados no período noturno, na noite anterior ao do dia de exercício, também estarão liberados. “É importante avisar que a ausência injustificada dará ensejo a aplicação da penalidade disciplinar de advertência, além de tornar o guarda impedido de utilizar o armamento”, concluiu.

A relação com as datas e nomes dos guardas municipais escalados para participar da capacitação pode ser acessada no link INSTRUÇÃO GMN. Mais informações no setor de Instrução e Material da Guarda Municipal no telefone: (84) 8804-8589 (84) 8866-5482.

Curso

O Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais tem como objetivo regularizar o porte de arma de fogo institucional da Guarda Municipal do Natal. A qualificação tem uma carga horária de 100 horas e aborda uma grade curricular composta por instruções teórica e prática, versando sobre as temáticas de Legislação Penal, Processual e Especial; Uso Progressivo da Força; Emprego de Armamento Letal e Não Letal; Tiro Prático Defensivo e Estatuto da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: