sexta-feira, 20 de maio de 2011

Semdes inicia 3º ciclo de capacitação de guardas municipais

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai iniciar na próxima segunda-feira (23) o 3º ciclo do Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais objetivando a regularização do porte de arma institucional da Guarda Municipal do Natal (GMN). As instruções vão ser ministradas nos turnos matutino (07 às 12h) e vespertino (13 às 18h) pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) na Academia Militar Cel. Milton Freire, situada na Avenida Alexandrino de Alencar, 959.

Serão formados mais 100 agentes que passaram pela avaliação psicológica realizada por profissional credenciada ao Departamento de Polícia Federal do RN. Esses guardas foram considerados aptos psicologicamente para o porte e uso de arma de fogo e devem permanecer fora das escalas de serviço operacional durante toda a capacitação.

O curso conta com uma carga horária de 100 horas abordando uma grade curricular composta por instruções teórica e prática, versando sobre as temáticas de Legislação Penal, Processual e Especial; Uso Progressivo da Força; Defesa Pessoal; Emprego de Armamento Letal e Não Letal; Condicionamento Físico; e Tiro Prático Defensivo. Vão ser realizados cinco ciclos de treinamento para habilitar toda a corporação.

O titular da Semdes, Carlos Paiva, confirmou que 50 guardas municipais já concluíram todo o processo de capacitação exigido para o porte de arma de fogo e na próxima semana mais 130 agentes finalizam a última etapa voltada para a prática de tiro defensivo. “A prefeitura adquiriu 45 mil munições a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) para habilitar todo o efetivo da Guarda Municipal no uso de arma de fogo. Ainda este mês contaremos com cerca de 200 agentes aptos a dar entrada na concessão do porte de arma junto a Polícia Federal, o que vai conceder maior capacidade de atuação da GMN na segurança pública do município”, garantiu.

Segundo o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, a intenção do comando é habilitar o mais rápido possível um pelotão para iniciar o trabalho armado, enquanto o restante da tropa segue a capacitação nos próximos ciclos. “Nosso objetivo é cumprir rigorosamente o convênio firmado entre a Prefeitura e o Departamento de Polícia Federal do RN e regularizarmos definitivamente o porte de arma da corporação”, disse.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) conta com um efetivo de 525 homens, sendo que 200 já passaram pelo curso de Aperfeiçoamento e 50 realizaram a prática de tiro, onde cada agente efetuou cerca de 80 disparos com revólver calibre 38.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: