terça-feira, 21 de junho de 2011

GMN recebe 45 pistolas taser


A Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu na última semana 45 pistolas de choque taser. O equipamento de baixa letalidade foi adquirido junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e vai servir para reforça as ações de segurança nas áreas de prevenção e repressão qualificada de delitos.

O novo armamento possui um mecanismo de disparo similar ao das armas de ar comprimido. Assim que se pressiona o gatilho, a arma aciona um cartucho de gás nitrogênio, que se expande e gera pressão para que eletrodos sejam lançados na direção desejada. Esses eletrodos estão ligados à arma por fios condutores isolados, e possuem ganchos que facilmente agarram nas roupas. Basta os eletrodos se prenderem para que a corrente elétrica seja transferida dos fios ao agressor, afetando o sistema nervoso central do indivíduo, e prontamente imobilizando-o.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, informou que o equipamento vai ser somado a outro de baixa letalidade já usado pelas equipes operacionais da GMN, o espargedor de pimenta na versão espuma. “Com essa aquisição colocamos a Guarda Municipal conforme rege a portaria interministerial nº 4.226/10 que sinaliza para que o agente de segurança pública disponha de pelo menos dois equipamentos não letais no atendimento as ocorrências diárias”, disse.

Segundo o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, as pistolas taser devem ser direcionadas as equipes operacionais após a realização de um curso específico de manuseio e uso do equipamento de forma segura e eficiente nas abordagens realizadas. “A capacitação do nosso efetivo já foi iniciada e logo estaremos portando e utilizando a taser com a responsabilidade exigida pelos padrões do uso progressivo da força”, comunicou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

3 comentários:

Adenilson disse...

Gostaria de parabenizar o AGT Theofilo, membro do grupamento GAT, por ter se disponibilizado a ir a Brasília em condições de transporte nada favoráveis, para a busca de tal material visando o crescimento de nossa instituição. Parabéns Theofilo.

Sérgio Medeiros disse...

Parabéns a GMN pela aquisição.Na realidade atual os equipamentos não -letais ou de baixa -letalidade são extremamente essenciais aos agentes de segurança pública.Ressalte-se que a GMN está no rol das privilegiadas agora com a chegada destes.

Mais uma vez, Parabéns.

Sérgio Medeiros
Guarda Municipal de Jardim do Seridó-RN.

Erasmo Barreto da Silva disse...

A matéria diz que Segundo o comandante da GMN, as pistolas taser devem ser direcionadas as equipes operacionais após a realização de um curso específico de manuseio e uso do equipamento. E aí eu pergunto: quanto aos cursos que participei, de que valeu a disciplina de equipamentos menos que letais. Será que mais uma vez teremos que ver tudo de novo?