quarta-feira, 1 de junho de 2011

Semdes inicia treinamento de tiro defensivo com a GMN

237 agentes estão realizando o aperfeiçoamento.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) se encontra realizando o aperfeiçoamento em tiro prático defensivo da Guarda Municipal do Natal (GMN), buscando a regularização do porte de arma de fogo da instituição. São 237 agentes que estão recebendo instruções no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do RN. A capacitação iniciou na última segunda-feira (30) e deve se estender até a próxima terça-feira (07).

Neste primeiro momento serão deflagradas cerca 18 mil munições de um total de 45 mil projéteis necessários para formar todo o efetivo. O artefato foi adquirido junto a Companhia Brasileira de Cartucho (CBC) pela prefeitura do Natal. Terminada esta fase a GMN contará com 290 agentes aperfeiçoados nas técnicas de Defesa Pessoal, Condicionamento Físico, Emprego de Armas Menos que Letal, Legislação Penal, Processual e Especial, Uso Progressivo da Força, e Tiro Prático Defensivo. Outros 240 guardas municipais devem iniciar os treinamentos até o final deste mês, objetivando concluir a formação de todo o efetivo da GMN.

Segundo o titular da Semdes Carlos Paiva, a intenção é formar um grupamento para atuar com porte de arma de fogo, enquanto o restante da tropa segue com a capacitação teórica e prática exigida no convênio firmado entre a prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN. “A Semdes e o comando da GMN estão empenhados na regularização de porte de arma da instituição, ciente que esta é uma iniciativa que vai amparar o trabalho do guarda municipal e conceder a população maior interferência da corporação na manutenção da segurança pública da capital”, argumentou.

O armamento utilizado nos treinamentos é o revólver calibre 38. Os disparos são efetuados em movimento, parado, em pé, deitado e de joelhos. Os instrutores exigem a condução do material bélico de forma preventiva e defensiva, sempre conduzido na preservação da vida das vítimas e infratores.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Um comentário:

Erasmo Barreto da Silva disse...

É uma vergonha que um Guarda Municipal que já é guarda há muitos anos,tenha que passar por treinamento para portar um equipamento que já é quase obsoleto. A polícia Cívil só deu trinta tiros no último curso de formação e porta pistola ponto 40. O que nos falta é moral, o resto é só conversa.