terça-feira, 12 de julho de 2011

GMN: 1ª a 4ª turma serão as primeiras a regularizar o porte de arma de fogo

Agentes da 1ª a 4ª turmas devem iniciar patrulhamento armado.

O Subcomando de Instrução e Material da Guarda Municipal do Natal (GMN) informou na manhã desta terça-feira (12) o número de guardas municipais lotados de 1ª a 4ª que já finalizaram o exame técnico psicológico voltado para regularização do porte de arma de fogo institucional. Dos 259 agentes 168 foram considerados aptos, 29 devem realizar o reteste, 48 esperam a produção dos laudos e 14 ainda não passaram pela avaliação.


Segundo o subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, a corporação já dispõe de 168 agentes em situação regular para o uso de armamento letal, visto que, além da avaliação psicológica, já passaram pela capacitação de aperfeiçoamento operacional de 100 horas/aulas na Academia de Polícia Militar do RN. “Para esses guardas vai ser necessário apenas iniciar o processo administrativo junto a Polícia Federal para que seu porte de arma de fogo seja emitido”, informou.

Em relação aos 48 laudos psicotécnicos ainda não produzidos pela equipe de psicologia responsável pela avaliação, o subcomandante disse ter entrado em contato com a profissional responsável solicitando urgência na emissão desses documentos. “Acredito que da primeira a quarta turmas deveremos ter mais de 200 agentes em situação regular até o final do mês de agosto”, previu.

Dentro do cronograma de capacitação voltada à regularização do porte de arma de fogo da GMN serão realizados 6 ciclos (Duas turmas de 50 agentes em cada ciclo) de 100 horas de aperfeiçoamento junto a Diretoria de Ensino da Polícia Militar. Até o momento 4 ciclos foram concluídos e o 5º teve inicio na segunda-feira (11). Com essa carga horária, metade da corporação se torna apta a regularização do porte de armamento letal, sendo que os agentes da 5ª e 6ª turmas deverão passar por mais 177h de treinamento e os da 7ª turma por 460h.

Esse acréscimo de carga horária é o exigido no convênio firmado com o Departamento de Polícia Federal do RN e vai ser ministrada por instrutores da própria GMN, para isso o Comando enviou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) documento solicitando a criação do Centro de Formação de Guardas Municipais, projeto que deve ser apreciado pelo Executivo e publicado em Diário Oficial. A Guarda Municipal conta hoje com um efetivo de 530 homens.



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: