segunda-feira, 18 de julho de 2011

GMN: GAAM flagra crime ambiental

Agentes da GMN e fiscais da Semurb na área do delito ambiental.

Uma patrulha da Guarda Municipal do Natal (GMN) composta por agentes do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) evitaram na manhã da última sexta-feira (15) a consumação de crime ambiental em área de proteção situada nas imediações do Parque da Cidade. A equipe se deparou com cerca de quinze homens capinando a área com o objetivo de cercá-la para edificar sem a licença legal.

No local foram encontradas estacas de alvenaria para demarcação do terreno, carros de mão, enxadas, pás, serras de capinação, marretas e outros materiais utilizados na prática do delito ambiental. Os guardas municipais realizaram a abordagem identificando os autores do crime e acionando a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para realização dos procedimentos legais.

No local é necessário licença ambiental para qualquer modificação humana.

Segundo o comandante da guarnição, GM Cordeiro, o responsável pela transgressão foi chamado ao local para dar explicações e foi orientado a providenciar a licença ambiental necessária para disciplinar a situação em questão. “A influência do homem nessa área somente é permitida através de licenciamento dos órgãos competentes, visto que, para novas mudanças e construções são necessários investimentos que garantam saneamento básico, já que a área tem restrições legais em seu uso”, informou.

Após a ação da Guarda Municipal e Semurb os trabalhos de alteração no espaço foram paralisados, porém passadas algumas horas do ocorrido o patrulhamento da GMN percebeu nova movimentação na extensão, o que resultou em um novo acionamento do órgão urbanístico objetivando apreender todo o material utilizado no delito e o enquadramento legal dos envolvidos. “O combate a essa prática deve ser assíduo, pois, A ZPA1 é necessária na manutenção da qualidade da água de Natal”, concluiu o GM Cordeiro.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: