terça-feira, 26 de julho de 2011

Integração na área de segurança pública entre município e estado será ampliada

Prefeita Micarla de Sousa ao lado do titular da Semdes, Carlos Paiva, e do Comandante da GMN, Edivan Costa, no CIOSP.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou na tarde desta segunda-feira (25), as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Acompanhada da cúpula da segurança pública da cidade do Natal e do Governo do Estado, discutiu o aumento da integração entre estas duas esferas de poder, com o objetivo de melhorar a segurança pública junto a população.

“Estamos totalmente abertos para realizar as parcerias que forem necessárias para integrar ainda mais as nossas forças de segurança e assim trazer tranquilidade para os moradores de nossa cidade, por meio de um serviço bem mais eficiente”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Coordenador do CIOSP, Major Carlos Macedo, passou informações à prefeita Micarla.

A prefeita percorreu todas as dependências do Ciosp e acompanhou os detalhes de como são feitos os serviços de recebimento de denúncias, do vídeomonitoramento por câmeras, o desenvolvido do trabalho da Guarda Municipal do Natal, no Centro, onde recebe as chamadas vindas de locais administrados pela Prefeitura do Natal e em seguida aciona sua equipes, via rádio, para atuar junto na ocorrência.

As 18 câmeras instaladas pelo executivo municipal natalense, que monitoram vários pontos da Cidade, também são acompanhadas por equipes dentro do Ciosp. Estas câmeras são operadas em um prédio da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), localizados na avenida Rio Branco, na Cidade Alta, que ainda não funcionam no período norturno.

“Este seria justamente um dos pontos em que a parceria entre os poderes públicos municipal e estadual será estendida, para que estas câmeras passem a ser também monitoradas no período da noite e pela madrugada dentro do Ciosp”, informou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva.

O Ciosp integra num mesmo ambiente os serviços do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), Guarda Municipal e defesa civil natalense, recebendo as chamadas de todas as regiões da cidade.

“Nosso objetivo é que esta parceria contribua ainda mais para melhoria da qualidade da segurança pública na cidade do Natal, principalmente com a atuação dos mais de 500 guardas municipais da capital natalense”, destacou o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair Rocha.

Prefeita parabenizou equipe da GMN presente no CIOSP.

Comunidade Em Paz

Além do trabalho feito nas instalações do Ciosp, a Guarda Municipal também integra as ações do programa “Comunidade em Paz”, lançado recentemente pelo Governo do Estado. Os integrantes da Guarda atuam no projeto das Bases Integradas de Segurança Pública, em parceria com policiais civis e militares.

Entre os objetivos deste trabalho, está o registro de boletins de ocorrência por um policial civil conciliador, buscando resolver os casos nas próprias bases, encaminhando para uma delegacia apenas os fatos que não chegam a uma solução entre as partes.

Integrantes da Guarda Municipal também serão capacitados no curso de Policiamento Comunitário voltado a integração do programa Ronda Cidadã, outro projeto do Comunidade em Paz. Os guardas municipais vão atuar como motociclistas em bases comunitárias compostas por policiais militares e civis.

O programa Ronda Cidadã tem como meta agir preventivamente, dentro da filosofia da Polícia Comunitária, que trabalha integrada com moradores, instituições religiosas, comerciantes, escolas, clubes de mães, associação de idosos e conselhos comunitários.

Cada Base contará com seis policiais militares, uma viatura, duas motocicletas, além de integrantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal. O Ronda Cidadã está funcionando inicialmente nas comunidades do Jardim Progresso, pPlanície dos Coqueiros e Parque dos Coqueiros, localizadas no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal.

Os guardas municipais da capital natalense ainda atuam junto aos vigias que trabalham em prédios públicos, como unidades de saúde, escolas, praças, clubes de mães, capacitando-os para atuarem dentro do projeto “Olhar Seguro”, que também faz parte do programa “Comunidade em Paz”. Para realizar este trabalho, os vigias receberão uniformes e rádio-transmissores tipo HT, permitindo o acionamento das equipes que ficam sediadas nas Bases Integradas de Segurança Pública.

Também acompanharam a prefeita do Natal no Ciosp, o Secretário Estadual de Segurança Pública, Aldair Rocha, o coordenador da Defesa Civil de Natal,o coronel da reserva Marcos Rodrigues Pinheiro, o comandante da Guarda Municipal de Natal, Edivan Bezerra, o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, o coordenador do Ciosp, Carlos Kleber Caldas de Macedo, a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no RN, Tereza Dantas, o diretor do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa e o comandante do Corpo de Bombeiros, Eliseu Lisboa Dantas.


Texto: Assecom PMN.

Nenhum comentário: