quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Princípio de incêndio é contido pelo GAAM\GMN

Guardas municipais utilizaram abafadores para combater o fogo.

Um foco de incêndio dentro da Zona de Proteção Ambiental (01) foi detectado na tarde do último sábado (10) por uma equipe do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM\GMN). A fumaça foi visualizada pelo guarda municipal que faz sentinela no alto da torre do Parque da Cidade e de imediato acionou a viatura de campo para averiguar a situação.

No local o fogo já começava a se alastrar de forma predatória, o que resultou numa ação rápida dos agentes, que utilizaram abafadores para conter a disseminação das chamas. “Parte da vegetação foi afetada, mas atuação célere da equipe conteve o avanço e a devastação que poderia ocorrer”, relatou o comandante da viatura GAAM\GMN, GM Augusto.

A ação rápida dos agentes evitaram a disseminação das chamas.

A região onde iniciou o fogo faz limite com uma escola de ensino privado, onde a ação humana poderia ter dado início às chamas, porém os agentes não encontraram nenhum indício de materialização provocado pelo homem na área afetada. “Grande parte desses incêndios é provocada pela ação do homem na limpeza de terrenos e queima de lixos, além dos incêndios criminosos que aumentam ainda mais a incidência dentro das zonas de proteção ambiental.”, informou o coordenador operacional do GAAM\GMN, GM Cordeiro.

Portando nas suas viaturas de patrulhamento abafadores, que são equipamentos manuais que inibem a proliferação do fogo em seu estado inicial, os guardas municipais do Grupamento de Ação Ambiental vêm contribuindo assiduamente com o combate a diversos focos de incêndio dentro das áreas de preservação ambiental. Nessa ocorrência três agentes (Augusto, Lucas e Sandro) conseguiram conter o avanço das chamas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: