sábado, 1 de outubro de 2011

Homem é detido acusado de crime ambiental

Acusado foi conduzido a delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente.


Guardas municipais do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) detiveram na tarde da última quarta-feira (28) o desempregado André Vieira dos Santos acusado de captura e maus tratos de um iguana. A prisão aconteceu no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho e foi motivada por denúncia de populares ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).


A guarnição de patrulhamento ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN) se dirigiu ao local do delito informado via rádio pelo CIOSP e realizou algumas rondas para se certificar da ocorrência do crime denunciado. Após a visualização do animal exposto no canteiro central da avenida os agentes (Augusto, Lucas, Cássio e A. Souza) anunciaram a abordagem aos suspeitos, que atuavam limpando pára-brisas de automóveis. Foi realizada busca pessoal e identificado o acusado, que no momento tentou negar o fato constatado pela patrulha.


Iguana apreendida pela guarnição do GAAM\GMN.


Segundo o comandante da viatura do GAAM\GMN, GM Augusto, o réptil se encontrava preso dentro de um balde de pequena dimensão, exposto ao sol e a vista dos transeuntes que trafegavam na localidade. “O crime ambiental de captara, abuso e maus tratos de animal silvestre foi caracterizado, o que se fez necessário dirigir o suspeito a delegacia especializada para a realização do procedimento legal”, informou.


O acusado foi conduzido pelos guardas municipais a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), onde o mesmo foi autuado em flagrante delito e enquadrado na Lei de Crimes Ambientais (9.605) no artigo nº 32 que prever pena de três meses a um ano e multa para a pratica de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.



Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: