quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reunião busca melhorias para o Parque da Cidade

Representantes da comissão de usuário do PQC, José Eudes e Maria Lúcia, Secretário da Semurb, João Bosco Afonso, Coordenador de operações do GAAM/GMN, Elias Cordeiro, Comandante do GAAM/GMN, Alexandre Melo.

O comando do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) participou nessa segunda-feira (17) de uma reunião com o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), João Bosco Afonso, e uma comissão dos usuários do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O momento serviu para buscar melhorias na segurança e estrutura da área.


De acordo com a presidente da comissão de usuários do Parque da Cidade, Maria Lúcia, as solicitações apresentadas vão desde instalação de equipamentos de ginástica até o aumento do efetivo de guardas municipais que atuam na segurança do local. “Estamos encaminhando um documento com as reivindicações ao secretário da Semurb para que providências sejam tomadas”, falou.

O comandante do GAAM/GMN, CGA Alexandre Melo, informou que no tocante a ampliação dos agentes na área se faz necessário aumento de efetivo, já que o GAAM/GMN tem sob responsabilidade não só a segurança do Parque da Cidade. “Temos que atuar na prevenção e combate a delito ambiental dentro das dez zonas de proteção ambiental da capital, além de apoiar as ações de fiscalização da Semurb e contribuir com a segurança pública como um todo”, relatou.

Segundo o titular da Semurb, João Bosco Afonso, algumas ações devem iniciadas de imediato e outras providências vão ser tomadas após uma reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Paiva, o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, e a secretaria adjunta de Gestão Ambiental da Semurb. “Precisamos ter uma visão geral da problemática apresentada e planejarmos em conjunto uma solução eficiente”, concluiu.

Parque da Cidade

Com uma área de 64 hectares, o Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte garante a preservação da diversidade biológica e o equilíbrio dos ecossistemas em um dos principais aqüíferos da cidade, contribuindo ainda com a conscientização ambiental da população.

Situado na Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA-1) o Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pelo Decreto Municipal N. 8.078/06, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.

A vegetação local, reconhecida como um remanescente da Mata Atlântica, associada a algumas espécies características do cerrado e da caatinga, constituem uma área que serve de abrigo para os animais silvestres, alguns deles endêmicos do RN e outros em vias de extinção, além de repercutir positivamente no micro-clima da cidade.


Texto: Assecom GMN com informações da PMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: