sábado, 25 de fevereiro de 2012

Agentes recebem palestra de Direitos Humanos e Segurança Pública


Cerca de 80 agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) participaram nessa sexta-feira (24) de uma palestra sobre Direitos Humanos e Segurança Pública proferida pelo advogado Marcos Dionísio. A exposição faz parte do Curso de Capacitação para Concessão do Porte de Arma de Fogo voltado aos guardas municipais das 5ª e 6ª turmas da GMN.

O momento foi aberto com a fala do comandante da GMN, Izaac José Duarte, que pontuou a importância da capacitação para corporação. “É preciso ter ciência que esse aperfeiçoamento não traz apenas o direito de portar arma de fogo para mais 80 agentes, mas também que teremos profissionais mais capacitados para o serviço de segurança pública”, salientou.

Porte de arma de fogo será concedido a mais 80 agentes até o final do mês de março.

O advogado Marcos Dionísio iniciou apresentação trazendo a público os números de homicídios ocorridos na grande Natal no período de 2004 a 2011. Citou as áreas de maior incidência do crime e concluiu com dados que apontaram para um índice de resolução dos casos inferior a 20%.

Também traçou um mapa das necessidades de reformular as leis dentro dos parâmetros democráticos instituídos pela Constituição Federal de 1988, salientando sobre a ótica dos direitos humanos o atraso de várias normas ainda instituídas no direito do país. “É preciso reconstruir a segurança pública sob o viés democrático banindo o entulho da ditadura que ainda permanece em alguns setores”, alertou.

O palestrante encerrou o encontro abordando o alto grau de responsabilidade do provedor de segurança pública diante da aplicação da lei no âmbito social e priorizou a necessidade constante da capacitação profissional para a formação do agente que tenha compromisso com os direitos do cidadão. “A lei instituída tem que ter eficácia”, finalizou.

Instrução prática de Prevenção e Combate a Incêndios.


Incêndio


Os guardas municipais tiveram ainda no período da tarde instrução da disciplina Teoria da Prevenção e Combate a Incêndios. A temática foi abordada pelo tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros do RN auxiliado pelo sargento Pinheiro. Os agentes foram instruídos através de uma didática teórica e prática.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: