sexta-feira, 9 de março de 2012

Gabinete de Gestão Integrada de Natal é modelo para a Prefeitura de Campinas

Titular da SEMDES, Carlos Paiva, recebeu o representante da prefeitura de Campinas-SP, Sócrates Penteado.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coordenado pela Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), está servindo de experiência modelo para a Prefeitura Municipal de Campinas, em São Paulo.

Na manhã dessa quinta-feira (8), um representante daquela prefeitura visitou a Semdes para colher informações e verificar in loco a implantação e funcionamento do GGIM. Ele vai levar a experiência de Natal para a cidade paulista, que tem cerca de um milhão de habitantes. “Natal e Campinas têm tamanhos parecidos e achamos que a experiência daqui pode ser levada para lá”, disse o diretor de Projetos da Secretaria de Segurança Pública de Campinas, Sócrates Penteado.


Ele foi recebido pelo secretário da Defesa Social, Carlos Paiva, e pela secretária-adjunta, Ana Cláudia Bezerra Barros, coordenadora Executiva do GGIM no âmbito da Prefeitura de Natal. Penteado recebeu todas as diretrizes para a implantação do projeto, bem como o encaminhamento que está sendo dado para a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. “Nós estamos em fase de colher informações para a implantação desse projeto e descobrimos que Natal é a única capital brasileira que tem essa experiência. Os demais casos são em níveis estaduais”, revelou Sócrates Penteado.

Implantado em 2009, por determinação da prefeita Micarla de Sousa, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal atende uma exigência do Ministério da Justiça para Natal integrar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, e receber recursos para investir em projetos preventivos de segurança pública. Também tem como um dos objetivos fazer a integração entre os entes federativos – Governos Federal, Estadual e Municipal e demais parceiros, para que juntos promovam ações em favor da comunidade no âmbito da segurança pública. O município identifica os problemas, elabora os projetos e apresenta ao Governo Federal que libera os recursos.

O município de Natal está na fase de criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. Já foram realizados fóruns nas quatro Regiões Administrativas da cidade para debater as questões fundamentais relacionadas ao tema e preparar o cidadão para participar dessa escolha.

“A instalação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CCSs) obedece a vários critérios e exigências do Governo Federal e serão criados nas quatro regiões administrativas de Natal, nos bairros onde os índices de violência são maiores. O processo organizacional é sistêmico e gradativo”, informou a secretária-adjunta e coordenadora, Ana Cláudia Bezerra.

Para o secretário da Defesa Social, Carlos Paiva, “a vinda do representante de uma cidade paulista para conhecer esse projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Natal, é a certeza de que estamos no caminho certo. Com certeza a relação entre as duas cidades ficará mais estreita e iremos trocar experiências e aprimorar ainda mais o GGIM para ajudar a diminuir os índices de violência nas duas cidades”.

De acordo com Carlos Paiva, Natal já conta com 18 câmeras de monitoramento do trânsito e que ajudam na segurança pública. “A nossa orla, de Norte a Sul, já é toda monitorada, e nos próximos três meses, mais 40 câmeras serão instaladas em vários bairros de Natal. Isso vai melhorar muito porque não só ajudará o nosso trabalho, como dará mais segurança aos natalenses e turistas”, comemorou.


Fonte: Secom PMN.


Nenhum comentário: