quarta-feira, 13 de junho de 2012

Guardas municipais recebem palestra sobre Direitos Humanos e Segurança Pública


Cerca de 80 agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) participaram nessa quarta-feira (13) no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) de uma palestra sobre Direitos Humanos e Segurança Pública proferida pelo advogado Marcos Dionísio. A exposição faz parte do Curso de Capacitação para Concessão do Porte de Arma de Fogo voltado aos guardas municipais das 5ª e 6ª turmas da GMN.

O momento foi aberto com a fala do subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, pontuando a importância da capacitação para corporação e informando que na próxima sexta-feira (15) finaliza mais um ciclo de instrução que resulta na habilitação de mais 80 guardas municipais aptos a portar arma de fogo. “Com a finalização deste ciclo 80% do nosso efetivo passa a ter direito a portar arma de fogo dentro e fora do serviço”, disse.


O advogado Marcos Dionísio iniciou apresentação traçando um histórico da criação das policias no estado brasileiro elencando suas competências e diagnosticando os excessos que comprometem o estado democrático de direito. O advogado mostrou que toda ampliação dos direitos do cidadão foram alcançada através da militância dos direitos humanos. “O que há de bom no Brasil de hoje foi conseguido através dos direitos humanos”, disse.

O palestrante falou da necessidade de banir setores que corroem a democracia citando entre eles a corrupção e a falta de transparência que permeia as instituições públicas e seus gestores país a fora. “Ou a gente aperfeiçoa a democracia ou a cantinela da ditadura vem para cima de nós como salvadora que nunca foi”, alertou.


Marcos Dionísio ainda apelou para os cuidados e responsabilidades que o agente de segurança pública deve ter ao portar um armamento letal e dignificou a função do agente da Guarda Municipal como sendo um braço da segurança estatal ao qual a população confia. “Como guardas municipais vocês tem um prestígio que nenhuma policia tem”, garantiu.

Durante o transcorrer da palestra o comandante da GMN, Izaac José Duarte, visitou o ambiente e agradeceu a disposição do advogado Marcos Dionísio de sempre vir contribuindo com a GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: