terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comandante GMN participa de Seminário de Segurança da Copa do Mundo 2014


Comte GMN, Duarte, ao lado do GM Antunes 
da GM de Porto Alegre-RS

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Izaac José Duarte, participou na cidade de Porto Alegre-RS do 1º Seminário Geral de Segurança da Copa do Mundo Fifa 2014. O evento é uma reunião de trabalho interna da Fifa e das 12 cidades-sedes do mundial e contou com a presença de representantes dos governos federal e estaduais.

O Seminário debateu o Plano de Segurança para a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 e foi mais uma etapa do planejamento de segurança pública integrado à mobilidade urbana visando unir forças para assegurar o bom andamento dos jogos que serão sediados no Brasil.

A solenidade foi aberta pelo presidente do COL/Fifa, José Maria Marinho, que apresentou o planejamento da entidade voltado para o evento mundial e anunciou que o COL/Fifa deve contratar 25 mil agentes de segurança privada especializado em grandes eventos para cuidar das instalações oficiais da Copa e do perímetro externo, além de estimar que outros 35 mil profissionais da área sejam contratados por outras entidades privadas. “O aspecto mais importante na preparação é a segurança dos torcedores, jogadores, autoridades, jornalistas, funcionários e da população em geral”, afirmou.

O prefeito de Porto Alegre-RS, José Fortunati, salientou em seu discurso a responsabilidade dos gestores públicos de pensar a segurança, não somente para o evento, mas visando à capacitação do setor para após o Mundial. Ele alertou para a oportunidade dos municípios sedes da Copa 2014 para a qualificação dos seus agentes de segurança pública com o objetivo de melhorar e ampliar as políticas públicas voltadas para essa área.

GM Antunes (GM Porto Alegre-RS), CGA/GMN Francineide, comandante GMN, Izaac José Duarte, Coronel PM-RN Araújo Lima.
De acordo com o comandante da GMN, Izaac José Duarte, o seminário contou com uma dinâmica desenvolvida em dois momentos, sendo o primeiro dia voltado para palestras e apresentações sobre várias temáticas coordenadas pelo comitê organizador e um segundo quando os representantes de cada cidade-sede apresentou seu planejamento nas áreas de Segurança e Transporte, ficando Natal a cargo do coronel PM-RN Araújo Lima. “No tocante a Guarda Municipal a responsabilidade será de complementação da segurança ostensiva, embora ainda não tenha sido sancionada a lei que deve ampliar as prerrogativas legais de atuação das GMs, ficou claro que este papel não é mais ponto de discussão”, assegurou.

GM Cláudio (GM de Porto Alegre) e o comandante GMN, Duarte, ao lado da viatura utilizada para o deslocamento ao Seminário.
O comandante Duarte preparou um relatório informando a gestão da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) sobre os debates ocorridos durante o encontro. Ele ainda enalteceu a competência da Chefe de Grupo de Ação da GMN, Francineide Francelino, que o acompanhou durante todo o Seminário ficando sob a responsabilidade da CGA todas as providências para que fossem viabilizadas as condições necessárias para realização da viajem e estadia durante o evento. “O comando da GMN registra também nossa gratidão aos companheiros da Guarda Municipal de Porto Alegre no nome do GM Antunes, que foi o responsável por toda atenção que recebemos desde a chegada até a nossa partida da capital gaúcha”, agradeceu o comandante.

A agenda com todos os temas debatidos durante o Seminário pode ser baixada no link a seguir: Agenda 1º Seminário Geralde Segurança da Copa do Mundo Fifa 2014. 


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: