quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GMN combate delito contra meio ambiente


Vegetação estava sendo abatida no cruzamento das avenidas Antônio Basílio com Jaguarari.

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) combateram no último domingo (25) duas ações danosas ao meio ambiente urbano relacionadas à poda irregular de vegetação. Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que atende através do número de emergência 190.

A primeira ocorrência se deu no cruzamento das avenidas Antônio Basílio com a Jaguarari na zona Oeste da capital, onde um homem fazendo uso de um facão abatia uma árvore plantada no canteiro central daquela localidade. Os guardas municipais realizaram a abordagem e efetivaram as anotações identificando o autor do delito, além de apreender o facão que deve ficar sob custódia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Guardas municipais identificaram os infratores e apreenderam seus equipamentos.
Na segunda situação os agentes da GMN inibiram a retirada de parte das raízes de uma castanheira situada no bairro das Rocas nas proximidades da Rampa. O cidadão infrator argumentou que a medida era necessária para dar acesso a estacionamento de veículos no local, porém o mesmo não possuía autorização do órgão ambiental competente o que torna o ato ilegal. Os equipamentos utilizados no corte do vegetal foram apreendidos pela equipe da GMN e o cidadão autor do delito foi identificado e advertido da ilegalidade da ação.

Segundo a comandante de viatura da GMN, GM Eliete, é importante que toda intervenção na estrutura ambiental da cidade seja antecipadamente autorizada pela autoridade ambiental do município para que o cidadão não seja passível de multa e apreensão de equipamentos por parte da fiscalização. “O Art. 10 da Lei Municipal 6058/2010 é claro, exigindo prévia autorização do município para a realização de podas ou supressão de vegetação, seja ela situada em área pública ou privada”, assegurou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: