terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Comandante GMN ministra instrução



Comandante da GMN, Izaac José Duarte.
O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Izaac José Duarte, iniciou na última sexta-feira (30) a ministrar a disciplina O Profissional de Segurança Pública numa Sociedade Democrática. O tema é voltado para os 65 guardas municipais da 7ª turma que estão passando por curso de aperfeiçoamento para regularizar o porte de arma de fogo. O gestor tem formação superior em sociologia e faz parte do corpo técnico de instrutores da GMN.

No momento, foi abordado o papel das polícias onde foi traçado um cronograma histórico chegando até a atualidade e apontando o desenvolvimento e a importância do aparelho de segurança pública estatal. Também foi apresentada a necessidade dos órgãos de controle interno e externo para disciplinar a legalidade e combater a possível ilegalidade gerada pela ação policial no âmbito de uma sociedade democrática.

De acordo com o comandante Duarte, a disciplina tem como objetivo gerar no profissional de segurança pública a responsabilidade de atuar de forma limpa e clara conforme os preceitos legais determinados pela Constituição Federal e demais normas reguladoras da atividade do operador de segurança estatal. “A responsabilidade do agente do Estado e servir dentro do que disciplina o ordenamento jurídico para que sua missão encontre êxito na formação de uma sociedade cada vez mais forte democraticamente”, disse.

A capacitação conta com uma carga horária de 467h iniciada no último mês de outubro e tem previsão de término para a primeira semana do mês de fevereiro de 2013. O curso segue o modelo da matriz nacional de formação de guardas municipais expedida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e se encontra em conformidade com o convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN, que trata da regularização do porte de arma de fogo dos integrantes da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: