sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Encontro discute combate a incêndios em áreas de proteção ambiental


O momento reuniu representantes da GMN, Semurb e Corpo de Bombeiros.

O coordenador de Operações do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), Elias Cordeiro, participou de uma reunião nessa quarta-feira (19) na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) onde foi debatida a possibilidade de instalação de um posto fixo do Corpo de Bombeiros dentro da Zona de Proteção Ambiental 01, onde se localiza o Parque da Cidade do Natal. A medida visa diminuir o tempo de resposta no combate a queimadas e incêndios em áreas de proteção.

O encontro reuniu o secretário da Semurb, Sueldo Florêncio, o comandante da Seção Independente de Defesa Ambiental do Corpo de Bombeiros, tenente Ananias Targino, além das chefias do setor de Manejo Ambiental do Parque da Cidade e da diretoria do Departamento de Ação Sócio Ambiental da Semurb.

Segundo Sueldo Florêncio, a iniciativa aponta para a diminuição dos estragos provocados por incêndios e queimadas nos locais de proteção ambiental do município. “A medida permite a melhoria no atendimento das necessidades emergenciais, buscando soluções concretas e as parcerias podem ser uma das saídas para contenção desse problema”, disse.

De acordo com o coordenador de Operações do GAAM/GMN, Elias Cordeiro, a parceria beneficia o município e o cidadão natelense, que vai poder contar com uma ação mais forte e mais rápida no combate a incidentes que ameaçam a fauna e a flora das ZPAs pertencentes a capital. “Uma parceria como essa é interessante para as áreas de preservação como também para a cidade”, argumentou.

Já o tenente Targino do Corpo de Bombeiros mostrou interesse no planejamento e efetivação da ideia e apontou os possíveis benefícios gerados na consolidação do plano. “Com a presença de uma unidade de combate a incêndios no local a diminuição do tempo de resposta será positiva, sendo um fator importante para contenção de incêndios”, concordou.

A reunião serviu como primeiro contato para amadurecer e viabilizar a estratégia de desenvolvimento da cooperação mútua dos órgãos estatais, visando ampliar a eficiência das instituições em favor da preservação ambiental no âmbito da capital.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: