quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nasgam divulga pesquisa com diagnóstico organizacional sobre a GMN



CGA Fátima Miranda.

O Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) divulgou nesta quarta-feira (05) uma pesquisa que apresenta o Diagnóstico Organizacional da GMN. O trabalho científico tem como meta propor estratégias que promovam a melhoria na qualidade de vida do guarda municipal no tocante aos aspectos sociais, psicológicos e nutricionais.

A análise é pioneira na instituição e trabalhou com uma amostragem de coleta de dados que abrangeu 60% dos servidores da GMN, que participaram respondendo um questionário modelo utilizados na formação e conclusão da pesquisa. O formulário foi criado propondo questões objetivas e subjetivas de forma a concluir um trabalho com referências quantitativas e qualitativas.

O documento caracterizou o profissional da GMN por Cargo ou Função; Sexo; Posto de Serviço; Tempo de Serviço; Faixa Etária; Estado Civil; Quantidade de Filhos; Renda Familiar; Escolaridade; Área de Formação e Religião. Já em relação aos aspectos organizacionais a pesquisa compilou dados que manifestaram os procedimentos do guarda municipal no seu ambiente de serviço, as ocorrências mais comuns, a ideia da valorização do agente em relação à instituição, as condições de trabalho enfrentadas, os equipamentos disponibilizados, além de diversos aspectos voltados a condição profissional de cada servidor analisado.

Também foi efetivada a avaliação de todo o setor administrativo da corporação e os seus grupamentos operacionais onde foi medido o grau de satisfação do servidor com cada núcleo que compõe a esfera organizacional da GMN. Aspectos de comunicação no ambiente organizacional e a filosofia de polícia comunitária foram ainda abordados pela pesquisa.

A pesquisa contou com uma amostragem de 60% do efetivo da GMN.
De acordo com a presidente do Nasgam, Fátima Miranda, a análise técnica diagnosticou pontos positivos e negativos da instituição, sendo este último necessário uma política de gestão voltada para saná-los. “Na pesquisa confirmamos alguns dados bastante significativos, tais como em relação ao aspecto relacionado da escolha em ser guarda municipal, a maioria dos entrevistados defendem  a estabilidade no serviço público (67,4%). Quanto a importância da criação do Nasgam, verificamos que mais de 90% dos entrevistados reafirmaram a necessidade dessa implantação”, disse. 

A pesquisa conclui sugerindo a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho, além do fortalecimento de ações de apoio psicológico e nutricional a fim de promover a saúde mental, social e nutricional do profissional de segurança pública da GMN. “Os seres humanos não trabalham apenas para receber um salário no fim do mês, eles buscam também a integridade, o reconhecimento, o crescimento pessoal e profissional, além disso, criam expectativas em relação à instituição e procuram alcançá-las através do seu trabalho”, concluiu Fátima Miranda.

A pesquisa completa pode ser acessada no link: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL GMN. 


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: