sábado, 22 de dezembro de 2012

Operação combate despejo de água servida no bairro Nordeste e avenida Bernardo Vieira


Guarda Municipal e PM garantiram a segurança da operação.

A Guarda Municipal do Natal (GMN), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar (Cipam) deflagraram nessa quinta-feira (20) uma operação de combate ao lançamento de água servida nas ruas do bairro Nordeste e prolongamento da Avenida Bernardo Vieira.

A fiscalização detectou vários pontos clandestinos de esgoto que eram lançados diretamente na pista de rolamento por residências e lojas comerciais. Os fiscais ambientais da Semurb lacraram diversos pontos de despejo desses dejetos efetivando o tamponamento, que é responsável pela vedação dessas tubulações de escoamento de água servida.

Agentes do GAAM/GMN e da Cipam/PM atuaram em parceria.
Os agentes de inspeção da Semurb orientaram os responsáveis pelo delito ambiental e notificaram administrativamente cada um por estarem gerando poluição no município, além de contribuírem com a proliferação de doenças relacionadas a falta de tratamento do esgoto doméstico.

Vários pontos clandestinos de esgotamento foram vedados pela equipe de fiscalização da Semurb.
De acordo com o coordenador de Operações do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Elias Cordeiro, toda operação transcorreu dentro da normalidade e da legalidade sem qualquer alteração por parte dos cidadãos notificados pela prática do delito ambiental. “A presença efetiva dos agentes do GAAM/GMN e da CIPAM/PM contribuiu para que o processo fiscalizatório e de tamponamentos fossem realizados de maneira ordeira e pacífica”, afirmou.

Semurb, GAAM/GMN e a Cipam/PM agiram em conjunto.
O supervisor Geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, informou que esse método delituoso é comum e confere um problema sério ao meio ambiente urbano, que vem sendo combatido pelos órgãos públicos competentes. “Essa prática expõe as pessoas ao risco de contraírem doenças, além poluir o meio ambiente urbano e causar diversos transtornos aos cidadãos moradores dessas áreas”, disse.

Os policiais militares da Cipam participaram de toda a operação sob o comando do tenente Valadares.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: