quarta-feira, 29 de maio de 2013

Homem é preso quando matava cavalo a facadas no bairro do Planalto


Acusado foi preso em flagrante.

Uma guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) prendeu na tarde do último sábado (25) um homem acusado de desferir várias cutiladas de faca peixeira em um cavalo. A prisão aconteceu na Rua João Hélio no bairro do Planalto.

A viatura da GMN foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e constatou a denúncia quando localizou o cavalo ferido e agonizando deitado em uma área de terreno baldio nas proximidades da Associação dos Taxistas do bairro. Os populares apontaram o autor do delito, que ainda ameaçava as pessoas com a faca que utilizou para ferir o animal.

O animal foi encontrado com vários ferimentos de faca e não resistiu.

Os guardas municipais cercaram o acusado que tentava se evadir do local do crime e deram voz de prisão desarmando-o da arma branca que ele possuía. O suspeito foi algemado e conduzido a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi lavrado o boletim de ocorrências e tomadas às providências legais para a punição do delito cometido.

Guardas municipais apreenderam a arma utilizada para ferir o animal.
O guarda municipal comandante da guarnição, GM Alexsandro, ressaltou a importância da população denunciar todo e qualquer crime cometido contra a fauna e a flora. “O cidadão deve comunicar a prática de delitos contra animais ou a natureza seja comparecendo à delegacia mais próxima ou através do número 190 (CIOSP), para que sejam acionadas as viaturas do GAAM ou da Cipam a fim de serem tomadas as medidas cabíveis. Não pense duas vezes, denuncie”, enfatizou.

Guarnição da GMN foi composta pelos agentes Cláudia, Alexsandro, Marcos e Ana Paula.
O crime de maus tratos contra animais é tipificado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) mais precisamente no seu artigo 32 que pune o ilícito com detenção de três meses a um ano, e multa. Podendo a pena ser aumentada de um sexto a um terço, devido à morte do animal.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: