quarta-feira, 22 de maio de 2013

Representante da Secopa profere palestra para jovens do Semente Cidadã



Cirilo Fernandes falou sobre a carreira militar.

As crianças e jovens atendidos pelo Projeto Semente Cidadã da Guarda Municipal do Natal (GMN) receberam nessa terça-feira (21) a visita do representante da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), Cirilo Fernandes, que proferiu uma palestra abordando sua experiência como militar e apontando as vantagens e maneiras de seguir carreira nessa área.

O momento foi prestigiado por 52 jovens atendidos pelo Projeto que receberam informações importantes voltadas para a sua escolha profissional, além de compreender melhor temas como disciplina, hierarquia, respeito e cidadania necessários ao desenvolvimento sadio de qualquer sociedade.

Jovens se mostraram atraídos pelo tema.

O palestrante conduziu a apresentação relatando suas experiências pessoais na profissão, trazendo para o debate a vivência do que é ser um militar e enfatizou a necessidade da dedicação aos estudos como forma de crescimento intelectual e de posicionamento digno no meio social em que o cidadão se encontra inserido. “Reafirmo ainda o apoio da Secopa ao Projeto, pois são ações iguais a essas que devem ser fortalecidas e incentivadas por toda a sociedade”, assegurou.

Na oportunidade, o coordenador do Semente Cidadã, Chefe de Grupo de Ação Hertes, deu um panorama geral do Projeto, relatando que há quatro anos a GMN vem trabalhando a segurança preventiva, atendendo 150 crianças e jovens com ações esportivas, culturais e socioeducativas. “Os bons caminhos devem ser incentivados logo cedo, pois a prevenção é sempre o melhor remédio”, disse.

A apresentação contou ainda com a participação do Chefe de Grupo de Ação Alexandre Melo, e com os instrutores da GMN Hugo, Sérgio e Leduar.

Coordenador do Semente Cidadã, CGA Hertes, pontuou a importância de ações preventivas no tocante a segurança social.

Semente Cidadã

O Projeto trata-se de uma ação comunitária apoiada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tendo como agente propagador o corpo técnico da GMN lotado na Base II de Soledade. O objetivo primordial do Plano é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Atualmente, se encontram matriculadas em atividades lúdicas e psicossociais cerca de 150 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. Eles são instruídos pelos guardas municipais que realizam todas as terças, quartas e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino diversas atividades.

A GMN disponibiliza para o Projeto, em regime de dedicação exclusiva, apoio efetivo de oito guardas municipais distribuídos nos setores de instrução, música, esporte, assistência social, pedagogia e administração.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: