terça-feira, 2 de julho de 2013

Segurança dos prédios públicos é reforçada durante manifestações


Guardas municipais reforçaram a segurança do prédio da Prefeitura.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) reforçou a segurança dos principais prédios públicos municipais na última sexta-feira (28) devido à manifestação denominada Revolta do Busão. Centenas de manifestantes se aglomeraram na frente da Prefeitura reivindicando diversas pautas, entre elas o Passe Livre no transporte público municipal.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, acompanhou todo o ato no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), onde se encontraram reunidos os gestores de segurança pública das três esferas estatais, que compuseram o Comitê de Gestão de Crise, voltado à manutenção da ordem e ao combate a possíveis atos de vandalismo praticados por alguns cidadãos mais exaltados.

A Prefeitura do Natal foi o local de maior atenção do efetivo da GMN, que buscou evitar qualquer tentativa de invasão ou depredação do patrimônio público. Para lá foram direcionados 30 guardas municipais dos grupamentos ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e do GAAM (Ação Ambiental) que permaneceram sob a coordenação do Subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz.

Centenas de pessoas participaram do protesto.

“Concluímos nossa missão com êxito, visto que nenhuma agressão ao patrimônio público municipal foi registrada nos locais onde a GMN atuou com seu efetivo, que vem comprovando sua capacidade em dialogar de forma honesta com todos os grupos de manifestantes”, exaltou o subcomandante.

O comandante da GMN, João Gilderlan, determinou que durante toda a movimentação as equipes que operam o sistema de videomonitoramento municipal se mantivessem em alerta permanente no acompanhamento dos registros efetivados pelas 30 câmaras instaladas pela cidade e de responsabilidade da corporação. “Buscamos contribuir com os demais órgãos de segurança pública, priorizando o respeito à cidadania e ao regimento legal dos códigos brasileiros”, ressaltou.

O protesto foi caracterizado como pacífico sendo finalizado por volta das 22h com saldo de 27 pessoas detidas.

Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.
 

Nenhum comentário: