quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Comando apresenta medidas que buscam reestruturar a corporação



Subcomandante de Segurança, Carlos Cruz, Comandante GMN, Gilderlan de Sousa, Secretário da Semdes, Osair Vasconcelos, Subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo, Comandante GAAM\GMN, Ivanaldo Rodrigues.

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) reuniu todo o efetivo na tarde dessa quarta-feira (31) numa reunião administrativa que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). O encontro serviu para apresentar o planejamento das ações desempenhadas pela gestão no âmbito da ampliação dos equipamentos e atividades relacionadas à corporação.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osair Vasconcelos, abriu o momento relatando a responsabilidade e a necessidade do serviço exercido pela GMN na cidade. Apontou para a valorização do agente e avaliou o comportamento funcional do guarda municipal. “A minha visão do profissional guarda municipal do Natal é uma visão de comprometimento, de vontade e de espírito público no desempenho de suas funções”, disse.

Momento no Hino Nacional Brasileiro.
 O secretário pontuou os projetos aprovados junto ao Ministério da Justiça no intuito de reestruturar a GMN, sendo responsável pela aquisição de novas viaturas e motocicletas de vários modelos que devem chegar no mês de setembro. Foi apresentada a obtenção de recursos através do programa federal “Brasil mais Seguro” para a implantação dos projetos Guarda na Praia, Guarda Cidadã e Pelotão Escolar, além das ampliações do programa social Semente Cidadã e do sistema de videomonitoramento, coordenados pela GMN. “Estamos ainda regularizando a situação do terreno da sede da GMN para que possamos angariar recursos para a melhoria e aumento estrutural das instalações físicas do prédio”, garantiu.

Todo o efetivo foi convocado para a reunião.
Juntamente com o secretário, o comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, apresentou a deflagração do processo de compra de equipamento de proteção individual composto de escudo, capacete, joelheira e cotoveleira para serem utilizados pelos agentes em momentos de manifestações populares. Também vai ser efetivada a compra de pistolas calibre .380 e de arma longa para uso dos grupamentos operacionais, além da aquisição de novas baterias e antenas destinadas aos aparelhos de comunicação portátil (HTs) da corporação. “Planejamento também esta sendo realizado para a instalação de inspetorias nas quatro zonas da capital a fim de descentralizar as ações de comando. Devemos iniciar na zona Sul o projeto piloto”, adiantou o comandante.

Outro ponto importante levantado pela tropa foi no tocante a necessidade de realização de concurso público para reposição do efetivo, que atualmente se encontra defasado. A urgência do caso foi reconhecida pelos gestores, que afirmaram aguardar a melhoria da situação financeira da prefeitura para deflagrar o processo de contratação. No momento, há um estudo visando amenizar o problema estabelecendo a Diária Operacional, com remuneração por cada 6h de serviço nos valores de R$ 50, 60 e 70, para agentes, chefes de grupo de ação e supervisores, respectivamente.


Um dos questionamentos abordados pela corporação foi sobre a introdução de um plano de cargo, carreira e salários especifico para a classe. O secretário Osair Vasconcelos contou que já vem se encontrando com os sindicatos da categoria tratando deste assunto e que nos próximos meses deve haver um posicionamento sobre o fato.

Na reunião, o Subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, fez um levantamento das ações de capacitação desempenhadas pelo setor, principalmente no tocante a regularização do porte de arma de fogo institucional, que requer um treinamento frequente da tropa, de acordo com o que determina o convênio com a Polícia Federal. Ele informou que na próxima segunda-feira (05) inicia o Curso de Reciclagem Profissional de 80h para 100 guardas municipais. “O setor de instrução vem permanentemente disponibilizando acesso à capacitação para o nosso efetivo, seja através de parcerias com outras instituições ou pelo próprio corpo de formação da GMN”, divulgou.


Quem ainda levou sua palavra à corporação foi o comandante do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Ivanaldo Rodrigues, que buscou motivar o efetivo para contribuir cada vez mais com o processo de prevenção e repressão qualificada em prol da manutenção da segurança pública do município. “Nós é que somos a Guarda”, finalizou.

Participaram ainda do evento o Subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, o subcomandante de Ronda Ostensiva Municipal, Alberfran Câmara, o representante dos supervisores, Anecildo Mendes, o representante dos chefes de grupo de ação, Flávio Vieira, e a representante do corpo de agentes, Marinalva Alves.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: