quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Coruja é resgatada em Lagoa Nova


Ave resgatada é conhecida como Coruja de Igreja ou Rasga Mortalha.

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) resgataram na manhã desse domingo (11) uma coruja que invadiu uma residência no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da capital. A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que recebeu o chamado de ajuda por parte do proprietário da casa onde a pássaro foi encontrado.

Coruja não apresentava sinais de ferimentos.
Os guardas municipais capturaram a ave que foi identificada como sendo popularmente conhecida como Coruja de Igreja ou Rasga Mortalha. O animal foi levado ao Aquário Natal onde foi examinado pelos biólogos da instituição e constatado que o mesmo não sofria de nenhuma lesão, sendo assim autorizada sua reintegração ao habitat natural.

Segundo o GM Alexsandro, a coruja é alvo de superstição popular que a enquadra como uma ave agourenta. “Acredita-se que quando essa ave passa por cima de alguma casa soltando um ruído semelhante a um ‘pano rasgado’ é sinal de que algum morador por ali está perto de morrer”, comentou o guarda municipal.

Ave foi devolvida ao seu habitat natural.
O agente informou ainda que quando o cidadão se deparar com qualquer tipo de animal silvestre fora do seu habitat natural deve entrar em contato com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), através do número de emergência 190. No local encontra-se presente uma equipe da GMN, além das representações das forças de segurança pública e defesa civil do RN. Os agentes emitem um chamado para que a viatura da GMN mais próxima da área, onde se situa a ocorrência, se desloque até o ponto onde acontece o fato.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: