quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Audiência Pública debate Estatuto da GMN




O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, participou nessa terça-feira (03) ao lado do titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Osair Vasconcelos, de uma audiência pública na Câmara Municipal, onde foi debatido o cumprimento do Estatuto da GMN, além da implantação de aposentadoria especial e integral para os membros da corporação.

O debate foi proposto pelo vereador Sandro Pimentel e contou com a participação do Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Norte (Sindguardas) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na oportunidade, o vereador Sandro Pimentel pontuou alguns itens do Estatuto da GMN, que foi aprovado no ano de 2008, e que ainda não foram implantados. “O Estatuto da Guarda Municipal nunca foi cumprido na sua integralidade. Diante disso, estamos aqui para cobrar a efetivação desse estatuto e discutir pleitos como o plano de cargos e salários da categoria”, disse.

O vereador ainda se comprometeu de apresentar uma emenda parlamentar regulamentando a previdência do município no tocante a concessão de aposentadoria especial voltada ao guarda municipal. A iniciativa segue em comum acordo com a atuação nacional da categoria no Congresso e já reconhecida por alguns municípios espalhados pelo país.

De acordo com o titular da Semdes, Osair Vasconcelos, mesmo diante das limitações orçamentárias, a Prefeitura está trabalhando para suprir as demandas mais urgentes e atrasadas. “Temos procurado debater, negociar e executar tudo que for acordado, além de desengavetar projetos que estavam parados como concurso público, formação continuada, compra de equipamentos e o seguro de vida para os guardas municipais da nossa cidade”, assegurou.

O comandante da GMN João Gilderlan Alves de Sousa, avaliou a situação se colocando a favor das solicitações explanadas pela categoria. “As reivindicações estabelecidas são justas: aposentadoria especial e integral e seguro de vida. Agora é somar esforços para garantir o cumprimento legal destes direitos”, defendeu.

Já a presidente do Sindguardas mostrou a urgência na aprovação da aposentadoria integral dos servidores, já que “em relação à aposentadoria a situação é gritante, pois, o (a) guarda municipal ao se aposentar seja por tempo de serviço ou por invalidez, perde 70% da remuneração, ficando apenas com o vencimento básico e com os quinquênios e, é urgente solucionar esse problema”, alertou.

A audiência pública contou ainda com a presença dos vereadores Hugo Manso (PT), Marcos Antônio (PSOL), Aquino Neto (PV) e Eleika Bezerra (PSDC).


Texto: Assecom GMN e Secom CMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: