terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estágio de Qualificação Profissional é concluído por mais 75 guardas municipais


Treinamento prático com arma de fogo.

Um contingente de 75 guardas municipais finalizaram na última sexta-feira (27) o Estágio de Qualificação Profissional da Guarda Municipal do Natal. A capacitação, que deve ser ministrada anualmente para todo o efetivo, já foi concluída por 95 guardas neste ano. O procedimento se encontra estabelecido no convênio que disciplina a concessão do porte de arma de fogo institucional dos integrantes da GMN, firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN (DPF/RN).

Instrução de abordagem policial.
A qualificação contou com carga horária de 80h compreendendo as disciplinas de Técnicas de Abordagem Policial, Armamento e Tiro Prático, Condicionamento Físico, Direito Penal, Defesa Pessoal e Primeiros Socorros. Cada guarda foi ainda submetido à reciclagem no uso do armamento letal com a deflagração de vinte tiros em ambiente apropriado a esse tipo de treinamento. As instruções foram ministradas pelo corpo de instrutores da instituição e contou com a participação dos profissionais do Samu/Natal (Primeiros Socorros) e da Polícia Militar (Tiro Prático).

Guardas municipais deflagraram 20 tiros com revólver calibre .38
Segundo o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, nos próximos dias outra turma deve iniciar o Estágio de Qualificação. O exame psicológico, o qual deve passar todo o efetivo a cada dois anos, também já foi iniciado desde o início de setembro. “Realizamos um planejamento e estamos colocando em prática de forma a cumprir as exigências que asseguram o direito do guarda municipal do Natal continuar portando seu armamento letal dentro e fora do serviço”, disse.

A GMN é a única guarda municipal que dispõe do porte legal de arma de fogo dentro do estado do Rio Grande do Norte. A instituição conta ainda com um efetivo que passa anualmente por capacitação em tiro prático.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

Nenhum comentário: