quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comandante GMN debate segurança pública na zona Norte



O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, participou no último sábado (19) de uma reunião com os representantes da Associação de Moradores dos Residenciais Algimar e Riomar (Amar), na zona Norte da capital, onde foi debatido o tema direcionado a segurança pública. Na oportunidade se fez presente uma representação do 4º Batalhão de Polícia Militar do RN que atua naquela região.

A comunidade explanou suas queixas e solicitou melhorias no patrulhamento realizado pelas forças de segurança pública no entorno dos residenciais. Foram apresentadas medidas emergências que serão tomadas pelas corporações, como também planejado ações que venham suprir as demandas da população residente naquela área da zona Norte.

Após a reunião, foi servido um jantar para os participantes do encontro, que tiveram a oportunidade de trocar mutuamente informações que serviram para ampliar o grau de segurança vivido pela comunidade. “Essa integração população e órgãos de segurança pública é de extrema importância na formação de um trabalho de policiamento comunitário”, afirmou o comandante Gilderlan.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sábado, 19 de outubro de 2013

Grupamento ambiental da GMN comemora aniversário com passeio ciclístico




O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) realiza neste domingo (20) o I Passeio Ciclístico Corujas de Bike em comemoração aos 11 anos de criação do Grupamento. A atividade vai acontecer no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte a partir das 15h.

A ação é direcionada a participação de crianças, jovens e adultos que podem realizar sua inscrição até o dia do evento doando um quilo de alimento não perecível, que vai ser utilizado para ajudar o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC). A organização do Passeio planejou quatro trajetos dentro do Parque da Cidade que serão seguidos pelos ciclistas, sendo o mais curto com duração de trinta minutos e o mais longo composto de uma hora e dez minutos.

De acordo com o coordenador do Passeio, guarda municipal Alcântara, durante todo o percurso será disponibilizado para os participantes toda a segurança necessária, além de água e picolés. “Nossa intenção é comemorar o aniversário do GAAM proporcionando as famílias natalenses uma tarde de descontração em contato com a natureza, sempre enfatizando a responsabilidade de cada um com a preservação do meio ambiente”, disse.

O GAAM/GMN foi criado através de lei municipal em 21/10/2002 com a missão de prevenção e repressão aos delitos que venham agredir o patrimônio ambiental da capital potiguar. Todos os seus agentes pertencem às fileiras da Guarda Municipal do Natal, sendo o grupamento o braço de proteção ambiental da GMN.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Delegação da GMN participa do 23º Congresso Nacional das Guardas Municipais


Delegação da GMN foi composta por cerca de 30 guardas municipais.

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) enviou a Recife/PE uma delegação da corporação para participar do 23º Congresso Nacional das Guardas Municipais que iniciou na última terça-feira (15) e tem programação prevista até o final do dia de hoje (17). O encontro, realizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais, reúne no Centro de Convenções de Pernambuco diversas instituições das várias regiões do país a fim de discutirem os rumos da segurança pública de competência das GMs.

Os temas debatidos no Congresso focam na implantação da modernização das corporações municipais atrelada ao fornecimento de novas tecnologias, ampliação do armamento letal e menos que letal, além de um plano comum de captação de recursos direcionados a aparelhagem e capacitação dessas instituições. Diversas autoridades especialistas em segurança pública estão proferindo palestras abordando temas de relevância para os gestores e agentes participantes do evento. 
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da GMN.
O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, que viajou nesta madrugada para participar do último dia de debates, ressaltou a importância do momento para a formação de um bloco integrado para atuar nos pleitos necessários ao desenvolvimento das GMs. “Nós entendemos que a luta pelo fortalecimento das guardas municipais não é apenas no município, mas acima de tudo no plano nacional”, afirmou.

O encerramento do Congresso está previsto para acontecer às 17h de hoje. Antes haverá eleição para a composição da nova diretoria do Conselho Nacional das Guardas Municipais.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Prefeitura deve ter segurança reforçada




O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) determinou através da portaria 031/2013, que os guardas municipais em serviço extraordinário durante o mês de outubro devem cumprir suas atividades na sede administrativa da Prefeitura do Natal. A intenção é ampliar a guarnição responsável pela segurança preventiva da Prefeitura durante o processo de avaliação do projeto de lei denominado Passe Livre.

De acordo com a portaria, o único efetivo que fica fora da determinação é o Grupamento de Ação Ambiental (GAAM), que se encontra com a missão de direcionar os seus agentes em atividade extraordinária para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, informou que a atitude é necessária devido às manifestações populares que podem acontecer pela aprovação da lei do Passe Livre. “Nossa missão é a preservação da integridade física dos funcionários que trabalham na sede da Prefeitura e garantir que o patrimônio público não seja alvo de vandalismo. Para isso, estamos ampliando o número de guardas nos possíveis locais de manifestações onde temos responsabilidade pela segurança”, afirmou.

Outro ponto citado pelo comandante é que uma parte dos integrantes da corporação está participando do Estágio de Qualificação Profissional, que visa à renovação do porte de arma de fogo desses agentes. “Esses guardas estão fora da escala operacional para participarem das instruções, então com o adicional de serviço extraordinário esperamos amenizar o déficit do efetivo”, concluiu. 



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dia Nacional da Guarda Municipal



Nesta quinta-feira (10) comemora-se o Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil. Em todo o país, cerca de 86 mil profissionais merecem as parabenizações por tão nobre ofício em atividades variadas que prezam pela segurança de milhões de munícipes em mais de novecentas cidades brasileiras.

Instituído por lei federal, o 10 de outubro é o Dia Nacional das Guardas Municipais do Brasil devido a uma sucessão de fatos históricos que fundamentaram o Projeto de Lei nº 299, de 14 de novembro de 2006, do então senador, Romeu Tuma, sancionado em 29 de outubro de 2009, pelo vice-presidente da República, José de Alencar, com a publicação da Lei nº 12.066.

Os serviços prestados pelas guardas estão diretamente ligados à população, como ronda, vigilância, patrulhamento, proteção e defesa dos cidadãos. Além disso, protegem tudo aquilo que envolve a sociedade civil de um modo geral, além das edificações públicas e outros patrimônios.


Contato: assecomgmn@hotmail.com