segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Aves silvestres são apreendidas na feira livre do Alecrim


Aves sadias foram libertadas na Zona de Proteção Ambiental 01.

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) apreenderam na manhã do último sábado (22) na feira livre do Alecrim 42 pássaros que estavam sendo comercializados de forma ilegal e cinco homens foram detidos sob acusação de crime ambiental. A operação contou com a participação de policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), fiscais ambientais e de serviços urbanos do município, além de agentes do Centro de Controle de Zoonoses.
No total 42 pássaros foram apreendidos.
As aves foram encontradas em estado de abandono e maus tratos acondicionadas em pequenas gaiolas sem água e sem ração. Em algumas delas foi detectadas lesões em seus membros e asas com sinais de atrofiamento. Todas as gaiolas e viveiros utilizados para o confinamento dos pássaros foram apreendidos e destruídos pelos guardas municipais.
Gaiolas e viajantes foram destruídos pelos guardas municipais.
As 42 aves foram levadas para Zona de Proteção Ambiental 01 e após avaliação clínica as consideradas em bom estado de saúde foram libertadas na área de proteção ambiental. Outros quatro pássaros ficaram em confinamento para tratamento clínico que vai ser efetivado pelos profissionais do Aquário Natal.

Os cinco homens detidos sob acusação de tráfico de animais silvestres foram conduzidos a Delegacia de Platão Zona Sul e vão responder por prática de crime ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: