quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura cria projeto de Ronda Escolar

Ronda Escolar vai atuar nas escolas do município
O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, assinou na tarde desta quinta-feira (29) um convênio no valor de R$ 1.656.000,00 com o propósito de integrar as secretarias municipais de Educação (SME) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) na condução do programa de Ronda Escolar. O programa prevê patrulhamentos ostensivos e monitoramento das ações e atividades no entorno das escolas municipais.

O programa de Ronda Escolar irá contar com uma estrutura composta por quatro viaturas, duas motocicletas e 20 guardas municipais, que receberão diárias operacionais para executarem o patrulhamento em seus dias de folga.

Para o prefeito Carlos Eduardo, o convênio entre as secretarias vai proporcionar mais tranquilidade tantos aos alunos, como também aos professores e aos pais que deixam seus filhos todos os dias nas escolas. “Com o aumento constante da violência, muitos alunos deixam de frequentar as salas de aula e os pais, muitas vezes com medo dessa violência, permitem que seus filhos não vão à escola. Queremos acabar com esse problema a partir da instituição da Ronda Escolar”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

A solenidade reuniu o prefeito Carlos Eduardo, o secretário da Semdes, Paulo César, e o comandante da GMN, Gilderlan de Souza.
Ainda segundo o prefeito, a população que mora próxima às escolas da rede municipal também será beneficiada pelo programa. “A implantação da Ronda Escolar vai melhorar a segurança para essas pessoas, já que suas casas ficam em áreas vizinhas às escolas e que serão patrulhadas”. O convênio firmado nesta quarta-feira tem prazo de dois anos e dois meses. Todos os recursos que serão repassados mensalmente aos guardas municipais que compõem o pelotão escolar serão oriundos da Secretaria Municipal de Educação (SME), à qual caberá a fiscalização das atividades exercidas pelos agentes.

Para a secretária municipal de Educação, Justina Iva, o programa é de extrema importância para trazer de volta a segurança para o ambiente escolar. ‘’Assinamos hoje um convênio importantíssimo. Esperamos que, com o patrulhamento diário das escolas, fatos lamentáveis que já aconteceram, como a invasão de escolas por parte de bandidos, não irão mais acontecer’’, pontuou ela. O secretário Paulo César Ferreira da Costa, titular da Semdes, também participou da solenidade no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, e se disse convicto do sucesso da iniciativa.


Assecom PMN.

Nenhum comentário: