quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Comandante da GMN partipa de audiência pública sobre violência nas escolas


Comandante Gilderlan pontuou as ações de prevenção e combate à violência desenvolvidas pela GMN
O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, participou nessa terça-feira (04) de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal do Natal onde foi debatido o tema do Enfrentamento à Violência nas Escolas Municipais da Capital. O debate foi proposto pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC) e contou com a participação dos representantes de instituições de segurança pública de Natal e do RN, além de gestores e professores da educação municipal.

Na sua fala, o comandante da GMN, João Gilderlan, pontou as ações empreendidas pela Guarda Municipal no tocante a prevenção e a repressão á violência nas escolas ressaltando os projetos sociais Semente Cidadã e o Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que são geridos pela GMN e atendem crianças matriculadas nas escolas públicas da capital.
Representenates das instituições de segurança de Natal e do RN participaram do debate
O comandante também relatou a iniciativa tomada pela gestão municipal no tocante a um convênio firmado pelas secretarias de Educação e a de Segurança Pública e Defesa Social, que possibilitou a criação do projeto Ronda Escolar. A ação foi iniciada nesta semana e conta com patrulhamento efetivo, exclusivamente em área escolares, realizado pela Ronda Ostensiva Municipal da GMN. O objetivo é combater e prevenir as ocorrências de delitos de roubo, tráfico e consumo de drogas nas instituições de ensino e nas suas proximidades.

A vereadora Eleika Bezerra revelou que um estudo realizado em 25% das escolas municipais de Natal constatou que a violência é uma das principais dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar. De acordo com a parlamentar, a audiência pública conseguiu convergir todas as entidades presentes na perspectiva de que é preciso haver um trabalho conjunto e com mais investimentos para combater o problema.

Comandante da GMN, João Gilderlan, e a subcomadante do GAAM/GMN, Luciana Aguiar, participaram da audiência ao lado da vereadora Eleika Bezerra.
A audiência pública contou ainda com a participação do secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, general Elieser Girão, com o secretário adjunto de Educação de Natal, Pedro Jorge Costa, com a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, com a subcomandante do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Luciana Aguiar, e com os vereadores Felipe Alves (PMDB) e Franklin Capistrano (PSB).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: