segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Guarda faz segurança em escolas

A Guarda Municipal de Natal está nas ruas da cidade com o Programa de Ronda Ostensiva Escolar, visando fiscalizar as áreas mais susceptíveis à violência, como bairros Felipe Camarão, na Zona Oeste; vila de Ponta Negra, na Zona Sul e grande parte da Zona Norte, principalmente no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Setenta escolas municipais estão na rota do pelotão.

Por estratégia de segurança, o secretário municipal de Defesa Social, Paulo César Ferreira da Costa, disse que não pode divulgar como será feito o planejamento e distribuição dos guardas escalados para a ronda policial no entorno das escolas municipais, mas confirmou que os alvos serão as áreas mais críticas e susceptíveis à criminalidade da cidade.

Durante a vigência do convênio até 31 de dezembro de 2016, os recursos provenientes da Secretaria Municipal de Educação (SME) – R$ 1,656 milhão, destinam-se ao pagamento das diárias operacionais. A Semdes entra com equipamentos, armamentos, recursos humanos, quatro viaturas e duas motos, além de combustível.

Até o fim de novembro estão sendo instaladas 19 câmeras de circuito interno de TV em Felipe Camarão, a serem monitoradas pela Guarda Municipal, enquanto as câmeras a serem instaladas em Nossa Senhora da Apresentação terão monitoramento a cargo do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), vinculado à Secretaria Estadual de Defesa Social (Sesed).

Em algumas escolas onde o índice de violência é maior, registrando vandalismo em prédios públicos e até aliciamento de menores e vendas de drogas, a Semdes está colocando dois guardas fixos, como é o caso da Escola Municipal Irmã Arcângelo, em Igapó, na Zona Norte. 

Segundo o secretário, o “Pelotão Escolar” não é um programa restrito a um policiamento ostensivo, pois os guardas também passam por treinamento e cursos de capacitação, como o de tiro com 60 horas de duração, ministrado pela Polícia Federal. A Semdes vai investir R$ 100 mil na realização de outros cursos de qualificação profissional e treinamento.

O “Pelotão Escolar” é norteado, nesse início de execução, pelo relatório de criminalidade do Ciosp relativo a 2013. Entre os dias 10 e 25 de dezembro deverá ser concluído o relatório deste ano, pelo qual o Comitê de Gestão Integrada (CGI), que envolve diversos órgãos do  município e do Estado, fará o planejamento da área de segurança pública para 2015.

Embora o Sindicato dos Guardas Municipais do RN (Sindguarda) se posicione contra o pagamento de diária operacional em dias de folga, o guarda municipal Adeilson Alves, que ontem estava atuando no “Pelotão Escolar” defende o programa. “Antes eu fazia ‘bico e agora é uma coisa oficial”, avalia.

O Sindguarda-RN questiona que há deficiência de recursos humanos. A presidente do sindicato, Margareth Vieira de Lima, diz que a Guarda Municipal tem hoje um déficit de pelo menos 150 profissionais. Ela também questiona a contratação que usa as diárias operacionais em vez da realização de concurso público. O secretário garante que efetivo é suficiente.


Fonte: Tribuna do Norte. 

Nenhum comentário: