quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Senasp inicia inscrições de capacitação para operadores de segurança pública

Calendário anual foi divulgado pelo Senasp.
O Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) se encontra com inscrições abertas para o 30° Ciclo da Rede de Ensino à Distância voltada para capacitação dos profissionais de segurança pública. Estão sendo disponibilizadas 200 mil vagas em 65 cursos específicos. As inscrições vão permanecer abertas até a próxima segunda-feira (03). 

Os agentes da guarda municipal, bombeiro militar e demais polícias podem efetivar seu cadastro em até dois cursos, para isso é necessário que o profissional não tenha sido considerado evadido da capacitação no ciclo anterior. Os cursos disponíveis neste ciclo têm duração de 40 ou 60 horas que deverão ser cumpridas ao longo de 5 ou 7 semanas, respectivamente. A capacitação está programada para ser iniciada no dia 14 de junho. 

O candidato pode realizar sua inscrição clicando no link a seguir: SENASP EAD. Para mais informações procure o Centro Gestor de Ensino à Distância localizado na Avenida Hermes da Fonseca, 1174, Tirol ou pelo telefone (84) 3232-2473. O atendimento ao público é disponibilizado de segunda a sexta-feira no horário comercial. 


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Três são detidos acusados de furtar objetos da unidade de Saúde do Paço da Pátria


O menor detido era fugitivo do Ceduc onde cumpria medida socioeducativa por prática de homicídio.

Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN) detiveram nesse domingo (26) dois homens e um adolescente acusados de arrombar e furtar a unidade de Saúde da Família situada no bairro do Passo da Pátria, zona Leste da capital. Os suspeitos destruíram o portão, cadeados, vidros e a porta da frente do posto de saúde e tentaram furtar um televisor, material de informática e outros objetos.

Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e através de informações de populares conseguiram deter dois dos suspeitos que residiam na região onde foi realizado o furto. “Quando prendemos os dois acusados eles se defenderam negando o crime e apontando um adolescente de 17 anos como autor do delito”, contou o GM Saint Clair.

Os agentes da GMN realizaram diligências no bairro e conseguiram localizar o menor acusado pelo furto. O adolescente foi preso e foi averiguado que contra ele pesava um mandado de apreensão da 1ª Vara da Infância e Juventude de Natal pela acusação de um homicídio praticado contra um empresário irmão de um policial civil. “Ele havia fugido do Ceduc de Mossoró onde estava cumprido uma medida socioeducativa devido a prática de homicídio, mas nossos guardas conseguiram prender esse infrator e entregá-lo a justiça”, relatou o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz.

O menor juntamente com os outros dois suspeitos foi conduzido a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi efetivado os procedimentos legais da prisão. O adolescente apreendido foi enviado ao Ceduc Mossoró, onde deve cumprir a medida socioeducativa pelo delito praticado.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vídeo: ROMU/GMN atua em prisão de suspeito de assalto no Vale Dourado




Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (ROMU/GMN) participaram de uma ação conjunta com a Polícia Militar para capturar um suspeito de assalto à mão armada que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (20) no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, no loteamento Vale Dourado zona Norte da capital.

A prisão foi realizada com sucesso e o acusado foi conduzido a Delegacia de Plantão da Zona Norte onde foi realizado o procedimento de prisão em flagrante.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Comando da GMN realiza visita técnica no estádio Arena das Dunas


Subcomandante da ROMU, Alberfran Grilo, Comandante da GMN, Gilderlan de Sousa, Subcomandante de Segurança, Carlos Cruz.

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou na última sexta-feira (17) uma visita técnica as instalações do estádio Arena das Dunas. O conhecimento do local foi realizado com o objetivo de deixar as instituições de segurança pública ciente do funcionamento completo do estádio que vai ser palco de quatro jogos do Mundial de Futebol organizado pela Fifa neste ano.

Visita técnica reuniu órgãos de segurança pública.
O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, falou da importância da visita técnica para o planejamento e eficiência das ações preventivas de segurança que serão desenvolvidas em torno da Arena durante os jogos da Copa 2014. “O momento foi de muita valia e outras visitas ainda serão realizadas pelos órgãos de segurança que estarão voltados para manutenção da paz pública durante o evento”, disse.

Arena das Dunas vai receber quatro jogos da Copa do Mundo 2014.
Além do comandante Gilderlan de Sousa, fizeram parte da comitiva da GMN o subcomandante de Segurança, Carlos Cruz, o subcomandante da Ronda Ostensiva Municipal, Alberfran Grilo, e guardas municipais lotados na ROMU/GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Operação conjunta apreende 16 paredões no fim de semana

Somente neste mês 35 paredões foram apreendidos nas ruas da capital
A operação "Arrasta Paredão" realizada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), apreendeu neste final de semana 16 equipamentos de som usados irregularmente nas ruas da capital potiguar.

Deflagrada em março de 2013, a operação possui caráter permanente e foi intensificada dentro das ações da Operação Verão 2014, da Prefeitura de Natal. De acordo com dados da fiscalização ambiental da Semurb desde o início deste mês até agora, já são 35 paredões retirados das ruas pelas equipes de fiscalização.

O supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves, conta que o dia com o maior número de apreensões do fim de semana foi o domingo (19). O total de dez aparelhos foram apreendidos durante fiscalização realizada nos três turnos, nos bairros de Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Dix-Sept Rosado.

 Já das 19h da sexta-feira (17) até às 2h do sábado (18), foram apreendidos cinco equipamentos, todos no Vale Dourado, na Zona Norte de Natal. De acordo com a subcomandante do Grupamento de Ações Ambientais da GMN, Luciana Lima, a equipe havia se deslocado ao cruzamento da rua José Luiz da Silva com a Monte Sinai para atender a uma denúncia de paredão. Ao chegar no local, no entanto, o grupo acabou flagrando mais quatro aparelhos de som veicular pela área.

"O proprietário de um desses paredões, inclusive, tentou empreender fuga. Quando viu que estávamos recolhendo os equipamentos, passou pelo nosso lado e fez uma provocação. Conseguimos alcançá-lo e apreendemos tanto o veículo quanto o paredão, uma vez que ele se recusou a remover o aparelho que ocupava quase todo o interior do automóvel”, conta a subcomandante Luciana.

Luciana Lima afirma que está havendo uma migração dos paredões de som das praias para as ruas e isso acontece porque os infratores já sabem que toda a orla está na rota de fiscalização. "Hoje em dia são poucos os equipamentos que flagramos nas rondas. A maior parte dos paredões que retiramos de circulação se deve às denúncias que nos são repassadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)", explica a subcomandante do Grupamento de Ações Ambientais da GMN.

As denúncias de uso de paredão de som podem ser feitas no número da ouvidoria da Semurb o 3232-9183, de segunda a sexta, das 8h às 14h ou pelo 190 durante os demais horários e finais de semana. A Lei Municipal Nº 6246/2011, determina que qualquer equipamento caracterizado como paredão que esteja funcionando em logradouro público ou em espaço privado de acesso público, independente do volume, é passível de recolhimento.


Fonte: Assecom PMN.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jacaré do papo amarelo é capturado em Natal


Animal possuía comprimento de 1,5 metro.

Mais um jacaré do papo amarelo foi capturado na última sexta-feira (17) na zona urbana da capital. O procedimento foi realizado por guardas municipais lotados no Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), que foram acionados via rádio pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

O animal medindo 1,5 metros foi encontrado próximo à lagoa de captação do Conjunto Panatis, no bairro de Potegi, zona Norte da cidade. O jacaré já havia matado o cachorro da senhora que solicitou apoio da GMN e se encontrava arredio no momento em que os guardas utilizaram o procedimento de captura no animal.

Segundo o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, o jacaré foi capturado e levado para o Aquário Natal, que dispõe de uma equipe de biólogos para tratá-lo e devolvê-lo ao seu habitat natural. “É importante que o cidadão entre imediatamente em contato com a GMN pelo número 190 caso se depare com esse tipo de animal em área urbana, pois eles não são domésticos e podem causar perigo à integridade física do cidadão”, alertou.

No mês passado os agentes do GAAM/GMN já haviam apanhado outro jacaré do papo amarelo. Veja vídeo gravado a seguir:



Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
 

sábado, 18 de janeiro de 2014

CEIOPAER/RN realiza instrução para guardas municipais do grupamento ambiental



Comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, elogiou instrução

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) participaram nessa sexta-feira (17) de um treinamento básico sobre as funcionalidades do helicóptero Esquilo 350 R2 da Helibras. A instrução aconteceu no Parque da Cidade do Natal e foi ministrada pelo comandante do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER/RN), coronel Brito, da Polícia Militar do RN.
Agentes receberam instruções teóricas sobre funcionalidade da aeronave.
Os guardas municipais acompanharam no auditório do Parque da Cidade uma instrução teórica onde foram apresentados os detalhes da aeronave e suas devidas regras de funcionamento. A abordagem também focou o lado prático concedendo acesso para que os agentes tivessem contato direto com o helicóptero e pudessem conhecer melhor os equipamentos, acessórios, regras de segurança e funcionalidades da máquina aérea.

Treinamento abordou informações básicas sobre a aeronave.
Segundo o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, as informações serviram para ampliar o grau de conhecimento técnico dos participantes que poderão atuar de forma proativa no tocante a orientação de pouso, decolagem e isolamento de área. “Numa necessidade de um pouso na cidade saberemos fazer o isolamento da área e oferecer um perímetro seguro para aeronave desde a aproximação até a decolagem, afinal somos todos operadores de segurança pública e a atuação integrada favorece a sociedade a qual servimos”, disse.

O treinamento foi acompanhado também por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, por agentes da Defesa Civil de Natal, Cruz Vermelha e por guardas municipais das cidades de Ceará Mirim e Mossoró, além da Guarda Legislativa da capital.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.