sexta-feira, 20 de março de 2015

Semdes solicita abertura de concurso com 114 vagas para a Guarda Municipal

Processo solicita abertura de 114 vagas para guardas municipais
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deu encaminhamento nessa quinta-feira (19) ao processo de solicitação de abertura de concurso público para a função de guarda municipal da cidade do Natal. O documento aponta a necessidade de contratação de 114 novos agentes, que devem atuar na segurança preventiva do cidadão natalense, reforçando a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e a Ronda de Proteção Escolar (Rope).

Titular da Semdes, Paulo César,
 e o comandante da GMN, João Gilderlan, 
acreditam na realização do concurso
O titular da Semdes, Paulo César Ferreira da Costa, explicou que o processo de requerimento de concurso público foi encaminhado para análise da chefia de gabinete da Prefeitura. O secretário disse que a quantidade de vagas solicitadas foi feita levando em consideração a lei municipal 5.829/2007, que determina um efetivo de 555 agentes. “Atualmente, a Guarda Municipal do Natal conta com 441 guardas municipais na função de agente, o que resulta num déficit de 114 homens”, informou.

Outro ponto levantado pelo secretário e que fortalece o pleito, é a ampliação dos serviços de segurança pública realizados pela GMN, que nos últimos meses se tornaram mais frequentes e necessários. “A população precisa cada vez mais da Guarda Municipal. Para se ter uma ideia, no ano passado o atendimento de ocorrências cresceu 77% em comparação com 2013.  A Guarda é uma realidade e tem a sua importância dentro do sistema de segurança pública”, ressaltou.

O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, disse que com o aumento do efetivo a corporação vai poder exercer sua função com maior celeridade e o respaldo no atendimento as ocorrências de competência da instituição será maior. “Com um número maior de guardas estaremos em mais lugares ao mesmo tempo e com isso quem ganha é o cidadão”, relatou.

O quadro de pessoal da GMN foi analisado pelo Comando e pela Semdes, levando em consideração as necessidades do serviço. Só após esse estudo é que foi organizado o processo com a solicitação de realização de concurso ao Poder Executivo.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.



Nenhum comentário: